Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 895/2004, de 22 de Julho

Partilhar:

Sumário

Aprova a participação modelo 1 de transmissões gratuitas sujeitas a imposto do selo, a que se refere o artigo 26.º do Código do Imposto do Selo.

Texto do documento

Portaria 895/2004

de 22 de Julho

A reforma da tributação do património aboliu o imposto sobre as sucessões e doações e eliminou a tributação das transmissões gratuitas a favor das pessoas colectivas. O imposto do selo passa a tributar apenas as transmissões gratuitas a favor de pessoas singulares, ficando isentos os herdeiros legitimários.

Embora a liquidação do imposto revista ainda alguma complexidade, um dos objectivos fundamentais do legislador da reforma foi a simplificação dos procedimentos dos serviços e a desburocratização do cumprimento das obrigações fiscais dos sujeitos passivos. Foram também esses os interesses que presidiram à concepção da participação da transmissão gratuita e da relação de bens.

Tendo em vista a prossecução desse fim, foi informatizado e automatizado o procedimento de liquidação, facto que reduzirá drasticamente o tempo médio de pendência dos processos e viabilizará a liquidação imediata do imposto.

Essa nova realidade foi determinante na concepção da participação e da relação de bens. De forma a evitar deslocações repetidas dos sujeitos passivos aos serviços de finanças, tais suportes declarativos contêm toda a informação necessária à liquidação do imposto.

No entanto, sabendo-se que muita dessa informação já existe nas bases de dados da DGCI, dispensam-se os sujeitos passivos de a fornecer à administração fiscal, sendo automatizado o preenchimento dos formulários relativamente a esses dados.

Por outro lado, de forma a simplificar o cumprimento das obrigações fiscais, a participação e a relação de bens podem ser feitas verbalmente e serão sempre objecto de recolha em front office para o sistema de liquidação, na presença dos sujeitos passivos, podendo os serviços proporcionar todo o apoio necessário ao seu correcto preenchimento.

Sempre que isso seja possível, pode a participação e a relação de bens resultar da impressão da informação que é inserida no sistema de liquidação pelo funcionário atendedor.

Tal como nos modelos dos restantes impostos resultantes da reforma, foi abandonado o antigo modelo descritivo da relação de bens, adoptando-se um modelo integralmente pré-formatado, adequado ao objectivo de tornar o seu preenchimento acessível aos sujeitos passivos e imediata a liquidação, garantindo que o sistema executa validações automáticas de coerência de dados necessários à liquidação do imposto.

Assim:

Manda o Governo, pelo Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, ao abrigo do artigo 29.º do Decreto-Lei 287/2003, de 12 de Novembro, o seguinte:

1.º É aprovada a participação modelo 1 de transmissões gratuitas sujeitas a imposto do selo, a que se refere o artigo 26.º do Código do Imposto do Selo, e os seguintes anexos a seguir identificados, bem como as respectivas instruções:

a) Anexo I - Relação de bens - 01, Activo - Bens imóveis - Propriedade plena (Cód. 1);

b) Anexo I - Relação de bens - 02, Activo - Bens imóveis - Figuras parcelares e outros direitos sobre imóveis (Cód. 2);

c) Anexo I - Relação de bens 03, Activo - Bens móveis/direitos de autor/direitos de propriedade industrial (Cód. 3); e Activo - Créditos (Cód. 4);

d) Anexo I - Relação de bens 04, Activo - Participações sociais;

Estabelecimentos comerciais, industriais ou agrícolas sujeitos a IRS, participações em sociedades de transparência fiscal e estabelecimentos afectos a profissões liberais (Cód. 5);

e) Anexo I - Relação de bens 05, Activo - Títulos e certificados da dívida pública e outros valores mobiliários (Cód. 6);

f) Anexo I - Relação de bens 06, Encargos existentes à data da transmissão (Cód. 7) e encargos instituídos na transmissão (Cód. 8);

g) Anexo II - Tipo 01 - Anexo para liquidação (herança);

h) Anexo II - Tipo 02 - Anexo para liquidação (legados, doações e aquisições por usucapião);

i) Anexo III - Identificação dos beneficiários da transmissão.

2.º Por cada autor da transmissão ou aquisição por usucapião deve ser entregue uma participação acompanhada dos anexos referidos no número anterior, consoante o caso.

3.º Os sujeitos passivos obrigados à entrega da participação e dos anexos devem efectuar o seu preenchimento de acordo com as especificações, codificações e instruções deles constantes.

4.º A participação e os respectivos anexos só se consideram entregues desde que validamente preenchidos com todos os elementos exigidos para a liquidação e respectivo controlo, incluindo os documentos que a devem instruir.

5.º Quando o sujeito passivo ou o seu representante entregar a participação e os anexos devidamente preenchidos, os serviços devem recolhê-los imediatamente para o sistema informático de liquidação.

6.º A participação e os anexos devem ser entregues em duplicado, destinando-se um dos exemplares a ser devolvido ao apresentante depois de devidamente autenticado.

7.º A participação pode ser efectuada verbalmente sempre que o sujeito passivo ou o seu representante comunique todos os elementos necessários ao seu preenchimento e identifique todos os bens que constem das bases de dados da Direcção-Geral dos Impostos, reduzindo-se a mesma a escrito após inserção no sistema informático de todos os dados necessários à liquidação.

8.º No caso previsto no número anterior, servirão de comprovativo da entrega da participação e dos respectivos anexos os impressos emitidos pelo sistema informático de liquidação, assinados pelo sujeito passivo ou seu representante e autenticados pelo serviço de finanças competente.

9.º Para compensar os custos de impressão, o preço da participação e dos anexos em papel é de (euro) 0,40 por cada folha.

O Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Vasco Jorge Valdez Ferreira Matias, em 2 de Julho de 2004.

(ver modelos no documento original)

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2004/07/22/plain-174044.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/174044.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2003-11-12 - Decreto-Lei 287/2003 - Ministério das Finanças

    No uso da autorização legislativa concedida pela Lei n.º 26/2003, de 30 de Julho, aprova o Código do Imposto Municipal sobre Imóveis e o Código do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis, altera o Código do Imposto do Selo, altera o Estatuto dos Benefícios Fiscais e os Códigos do IRS e do IRC e revoga o Código da Contribuição Predial e do Imposto sobre a Indústria Agrícola, o Código da Contribuição Autárquica e o Código do Imposto Municipal de Sisa e do Imposto sobre as Sucessões e Doaçõ (...)

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda