Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho (extracto) 32367/2008, de 18 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Celebrado contrato, como professor auxiliar convidado, com o Doutor Rogério Augusto Carvalho Ferreira de Andrade

Texto do documento

Despacho (extracto) n.º 32367/2008

Por despacho 3 de Dezembro de 2008 do reitor da Universidade Nova de Lisboa:

Doutor Rogério Augusto Carvalho Ferreira de Andrade professor auxiliar convidado a tempo parcial 30 % da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, celebrado contrato administrativo de provimento, por um ano, nos termos dos artigos 15.º, 31.º e n.os 1, 2, 3, 4 e 5 do artigo 34.º do Estatuto da Carreira Docente Universitária, como professor auxiliar convidado a tempo parcial 50 % (pessoal docente universitário, especialmente contratado, escalão 1 e índice 195) na mesma Faculdade e por conveniência urgente de serviço, a partir de 1 de Outubro de 2008, considerando-se rescindido o anterior contrato.

Relatório

1 - Em 2005, este Plenário do conselho científico votou favoravelmente a contratação a 30 % do Doutor Rogério de Andrade, para substituir o licenciado Paulo Garcia (que estava contratado a 100 % mas se reformou antecipadamente por motivos de saúde) nas disciplinas da licenciatura "Teoria das Relações Públicas" e "Prática das Relações Públicas".

Tratava-se de disciplinas obrigatórias para os estudantes que escolhiam a variante de Comunicação Estratégica, a qual é a segunda mais escolhida da Licenciatura, a seguir à variante de Jornalismo.

2 - Em 2006, a avaliação que fazemos do desempenho do Prof. Rogério de Andrade é excelente: demonstrou inequívoca competência científica e pedagógica, dedicação à Faculdade e aos seus estudantes. Durante o passado ano lectivo, o Prof. Rogério de Andrade elaborou ainda o programa do seminário "Comunicação, Media e Estudos Organizacionais" para a área de especialização de Estudo dos Media e de Jornalismo do Mestrado em Ciências da Comunicação; seminário que, dada a coerência do programa e a relevância da matéria para desenvolver o domínio dos estudos da comunicação nas organizações, obteve a aprovação da Comissão Científica departamental e do conselho científico da Faculdade, tendo sido efectivamente e adequadamente leccionado no segundo semestre.

3 - Com a reforma implementada em função do processo de Bolonha, passa este ano a haver apenas uma disciplina de Relações Públicas na licenciatura; mas a carga horária do Prof. Rogério de Andrade fica preenchida porque a essa disciplina se soma o referido seminário de Mestrado. Solicita-se, por isso, que de novo se contrate como professor auxiliar a 50 % e pelo prazo de um ano o Doutor Rogério de Andrade, cujo currículo passamos a relembrar sucintamente.

4 - O Prof. Rogério Ferreira de Andrade é doutorado em Ciências da Comunicação pela UNL (FCSH), precisamente na especialidade de Relações Públicas, tendo obtido o grau com muito bom com distinção e louvor por unanimidade, em 2001. É também Mestre (com muito bom por unanimidade) e Licenciado pela nossa Faculdade. Leccionou já disciplinas na área da Comunicação Institucional e Relações Públicas nos anos de 1990 e 1991 no Departamento de Ciências da Comunicação, como Assistente Convidado. Cessou entretanto o seu contrato para se dedicar integralmente à prática profissional na área.

5 - Neste âmbito, desempenhou em várias empresas privadas e organismos públicos diversas funções relacionadas com a área da Comunicação Institucional e das Relações Públicas. Destacam-se entre elas a Direcção de Comunicação do IFADAP e os trabalhos realizados para os CTI, a Transtejo, o Metropolitano de Lisboa, o Grupo Marconi, entre outros, no âmbito da agência de comunicação "Confronto", que criou e dirigiu. Tem por isso uma relevante experiência profissional de mais de doze anos.

6 - A partir de 1995, em paralelo com a actividade profissional, voltou a dedicar-se ao ensino universitário numa universidade privada: foi durante 10 anos professor da Universidade Lusófona, onde leccionou diversas disciplinas na área da Comunicação Institucional e das Relações Públicas, tendo mesmo criado e coordenado um mestrado e uma licenciatura nesta área. Rescindiu entretanto o contrato com esta entidade.

7 - É autor de diversas e recentes publicações científicas na área. Em 2003 publicou em livro uma versão reformulada da sua dissertação de doutoramento: "Colapsos e Reparações de Sentido nas Organizações" (ed. Minerva, Coimbra).

8 - É membro de diversas organizações nacionais e internacionais na sua área de especialização e membro fundador da SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação.

Os relatores: Prof. Doutor Nelson Traquina, Prof. Doutor João de Deus Santos Sàágua e Prof. Doutor António José Duque da Silva Marques, professores catedráticos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. (Isento de fiscalização prévia do TC.)

10 de Dezembro de 2008. - O Director, João Sàágua.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1730244.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda