Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 683/2008, de 29 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Louva o major de cavalaria Celestino Manuel Caldeira Gonçalves Santana

Texto do documento

Louvor 683/2008

Louvo o Major de Cavalaria NIM 11507092, Celestino Manuel Caldeira Gonçalves Santana, do 2.ºBI/KTM, pela forma excepcionalmente eficiente e dedicada como nas funções de Oficial de Operações, durante a fase de aprontamento e no Teatro de Operações do Kosovo, contribuiu para o cumprimento da missão do Batalhão no âmbito da Operação Joint Enterprise da NATO.

Na fase do aprontamento, teve um papel preponderante na organização e preparação do 2.ºBI/BrigInt com vista à sua participação como Força Nacional Destacada no Teatro de Operações do Kosovo. Tendo a seu cargo o planeamento da instrução e treino, revelou ser possuidor de extraordinária competência profissional, tendo ficado bem patente a sua contribuição para a melhoria do desempenho do Batalhão nos vários exercícios realizados, em que foram treinadas as diversas tarefas que poderiam ser atribuídas ao 2.ºBI no Teatro de Operações de acordo com a missão a executar. De destacar entre outros o exercício final de aprontamento, Pristina 072 que coincidiu com a avaliação pela Inspecção Geral do Exército e na qual com seu esforço, brio e espírito de sacrifício e de obediência, contribuiu para que a sua unidade ficasse dignificada com o trabalho apresentado.

Durante a sua permanência no Kosovo uma vez mais confirmou o seu espírito de bem servir, grande exigência e a elevada qualidade dos seus conhecimentos, com que sempre pautou a sua conduta diária, reflectindo-se na segurança com que planeou as operações em que o Batalhão, como Reserva Táctica do Comandante da KFOR, participou, tendo o seu desempenho sido reconhecido pelos seus pares pertencentes às Multinational Task Forces onde o 2.ºBI operou. Para além do atrás descrito, manteve o mesmo rigor e cuidado na preparação de outras actividades, tais como, o constante treino das companhias, exercícios e demonstrações com forças de outros contingentes, sendo de realçar a área do Controlo de Tumultos, tarefa na qual a Força Nacional Destacada Portuguesa é considerada um exemplo a seguir.

Dotado de excepcionais qualidades e virtudes militares, o Major Gonçalves Santana, colocou em todas as suas acções um total empenhamento impondo-se pela afirmação constante de elevados dotes de carácter, capacidade de discernimento, correcto sentido de justiça, honestidade, lealdade e abnegação, contribuindo com o seu esforço para que os militares portugueses fossem reconhecidos no seio dos seus pares como forças de inegável qualidade no cumprimento das missões, honrando o 2.ºBI, o Exército e as Forças Armadas Portuguesas, sendo de inteira justiça ser publicamente distinguido, devendo os seus serviços serem considerados relevantes e de elevado mérito.

30 de Maio de 2008. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Vasco Valença Pinto, general.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1715279.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda