Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto 10/2004, de 29 de Abril

Partilhar:

Sumário

Aprova o Acordo entre a República Portuguesa e a Sérvia e Montenegro sobre a Sucessão dos Tratados Vigentes entre a República Portuguesa e a Antiga República Socialista Federativa da Jugoslávia, assinado em Lisboa em 3 de Novembro de 2003.

Texto do documento

Decreto 10/2004

de 29 de Abril

Considerando a necessidade de estabelecer um elemento estruturante na sedimentação do relacionamento jurídico bilateral entre a República Portuguesa e a Sérvia e Montenegro para o desenvolvimento e progresso dos respectivos habitantes;

Tendo em conta a necessidade de proceder a uma definição em relação aos acordos bilaterais vigentes entre a República Portuguesa e a antiga República Socialista Federativa da Jugoslávia e como meio de garantir uma maior segurança jurídica nas relações entre Estados:

Nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 197.º da Constituição, o Governo aprova o Acordo entre a República Portuguesa e a Sérvia e Montenegro sobre a Sucessão dos Tratados Vigentes entre a República Portuguesa e a Antiga República Socialista Federativa da Jugoslávia, assinado em Lisboa em 3 de Novembro de 2003, cujo texto, nas versões autenticadas nas línguas portuguesa, sérvia e inglesa, é publicado em anexo.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 26 de Fevereiro de 2004. - José Manuel Durão Barroso - Maria Teresa Pinto Basto Gouveia - Nuno Albuquerque Morais Sarmento - Carlos Manuel Tavares da Silva - Maria da Graça Martins da Silva Carvalho.

Assinado em 5 de Abril de 2004.

Publique-se.

O Presidente da República, JORGE SAMPAIO.

Referendado em 7 de Abril de 2004.

O Primeiro-Ministro, José Manuel Durão Barroso.

ACORDO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A SÉRVIA E

MONTENEGRO SOBRE A SUCESSÃO DOS TRATADOS VIGENTES ENTRE

A REPÚBLICA PORTUGUESA E A ANTIGA REPÚBLICA SOCIALISTA

FEDERATIVA DA JUGOSLÁVIA.

A República Portuguesa e a Sérvia e Montenegro, doravante designadas como Estados Contratantes:

Desejando aprofundar as suas relações de amizade;

Reconhecendo que os princípios do livre consentimento, da boa fé e a regra Pacta Sunt Servanda são universalmente reconhecidos;

Considerando os objectivos de promover as relações em espírito de cooperação com base nos princípios de mútuo respeito, soberania e igualdade;

Tendo em conta a necessidade de proceder a uma definição em relação aos acordos bilaterais vigentes entre a República Portuguesa e a antiga República Socialista Federativa da Jugoslávia e como meio de garantir uma maior segurança jurídica nas relações entre Estados;

Tendo presente os princípios contidos na Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados de 1969:

acordam no seguinte:

Artigo 1.º

Objecto

Dos tratados vigentes entre a República Portuguesa e a antiga República Socialista Federativa da Jugoslávia, mantêm-se em vigor os constantes do anexo ao presente Acordo, que dele faz parte integrante.

Artigo 2.º

Renegociação

1 - Os tratados constantes do anexo ao presente Acordo serão renegociados, caso se afigure necessário, num curto espaço de tempo.

2 - Para o efeito previsto no número anterior, e em virtude da diversidade de matérias envolvidas, serão efectuadas consultas mútuas ao nível técnico e político.

Artigo 3.º

Vigência

O presente Acordo entrará em vigor 30 dias após a data de recepção da última das notificações, por via diplomática, de que se encontram preenchidos os respectivos requisitos constitucionais e legais para a sua entrada em vigor.

Assinado em Lisboa em 3 de Novembro de 2003, nas línguas portuguesa, sérvia e inglesa, sendo os textos igualmente autênticos. Em caso de divergências de interpretação, prevalecerá o texto em língua inglesa.

Pela República Portuguesa:

(ver assinatura no documento original) Pela Sérvia e Montenegro:

(ver assinatura no documento original)

ANEXO

1 - Acordo sobre Cooperação no Domínio do Turismo entre Portugal e a Antiga República Socialista Federativa da Jugoslávia, assinado em 9 de Maio de 1975.

2 - Acordo de Cooperação Económica, Científica e Tecnológica entre Portugal e a Antiga República Socialista Federativa da Jugoslávia, assinado em 18 de Outubro de 1977.

3 - Acordo entre o Governo de Portugal e o Conselho Executivo Federal da Assembleia da Jugoslávia sobre Cooperação no Domínio da Comunicação Social, assinado em 11 de Julho de 1984.

(ver texto em língua sérvia e inglesa no documento original)

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2004/04/29/plain-171277.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/171277.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda