A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso 20738/2008, de 23 de Julho

Partilhar:

Sumário

Regulamento de Cobrança de Taxas

Texto do documento

Aviso 20738/2008

Regulamento de Cobrança de Taxas

Nos termos da Lei 53-E/2006, de 29 de Dezembro de 2006, a cobrança de taxas da Junta de Freguesia, é efectuada ao abrigo do presente Regulamento.

Artigo 1.º

Taxas

A cobrança de taxas efectuada pela Junta de Freguesia, rege-se pelo presente regulamento e nas condições da tabela anexa.

Artigo 2.º

Princípio da equivalência

O valor das taxas da Junta de Freguesia, é fixado de acordo com o princípio da proporcionalidade e não ultrapassa o custo da actividade pública local ou o benefício auferido pelo particular.

Artigo 3.º

Incidência Objectiva

As taxas da Freguesia de Leiria incidem sobre utilidades prestadas aos particulares ou geradas pela actividade da Freguesia, nomeadamente:

a) Pela concessão de licenças, prática de actos administrativos e satisfação administrativa de outras pretensões de carácter particular;

b) Pela utilização e aproveitamento do domínio público e privado das freguesia;

c) Pela gestão de equipamento;

d) Pelas actividades de promoção do desenvolvimento local;

Artigo 4.º

Incidência Subjectiva

1 - O sujeito activo da relação jurídico-tributária geradora da obrigação de pagamento das taxas previstas no presente regulamento é a Freguesia de Leiria.

2 - O sujeito passivo é a pessoas singular ou colectiva e outras entidades legalmente equiparadas, que nos termos da lei e do presente regulamento esteja vinculado ao cumprimento da prestação tributária.

Artigo 5.º

Valor das taxas

O valor das taxas a cobrar é efectuado nos termos da tabela identificada como anexo I, ao presente regulamento.

Artigo 6.º

Fundamentação económico-financeira

Os valores das taxas correspondem aos custos directos e indirectos e aos encargos financeiros realizados pela Junta de Freguesia.

Artigo 7.º

Pagamento de custas

1 - Nos processos Administrativos de interesse particular, designadamente nos processos de contra-ordenação da competência desta Junta de Freguesia, haverá lugar ao pagamento de custas, a liquidar nos termos do Código das Custas Judiciais, as quais reverterão integralmente a favor da Junta de Freguesia.

2 - É admitido o pagamento em prestações das custas judiciais e da coima relativas ao processos de contra-ordenação, nos termos da lei.

Artigo 8.º

Forma de pagamento

O pagamento das taxas deverá ser efectuado em numerário ou cheque, na tesouraria desta Junta de Freguesia.

Artigo 9.º

Isenção de pagamento de taxas

A Junta de Freguesia isenta do pagamento o sujeito passivo beneficiário de pensão social, de rendimento social de Inserção, com carências económicas e indigentes, por serem consideradas pessoas de fracos recursos económicos.

Artigo 10.º

Actualização do valor das taxas

A Junta de Freguesia poderá actualizar anualmente o valor das taxas, estabelecido no presente regulamento, de acordo com o valor da inflação, sem que seja necessário proceder a qualquer alteração do mesmo.

Artigo 11.º

Revogação

São revogadas todas as taxas que não se encontrem reguladas no presente regulamento.

Artigo 12.º

Vigência

O presente regulamento entra em vigor após a sua aprovação na Assembleia de Freguesia e é válido até ao final do mandato do presente Órgão Executivo.

16 de Julho de 2008. - (Assinatura ilegível.)

ANEXO I

Tabela de taxas a cobrar por actos administrativos

(ver documento original)

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1694620.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda