Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução 5/2004, de 15 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Cria, na dependência directa do Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro, um grupo de trabalho que tem por objectivo submeter à apreciação do Governo, uma proposta concreta de montagem do projecto, com vista à alteração da localização de alguns Ministérios e que tera´a seguinte composição: Um representante da Ministra de Estado e das Finanças; Um representante do Ministro da Administração Interna; Um representante da Ministra da Justiça; Um representante do Ministro da Presidência;Um representante do Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro; Um representante do Ministro da Economia; Um representante do Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas; Um representante do Ministro da Cultura; Um representante do Ministro da Saúde; Um representante do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação; Um representante do Ministro das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente; e Um representante do presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Texto do documento

Resolução 5/2004 (2.ª série). - A dispersão geográfica dos serviços, a sua localização em zonas antigas da cidade de Lisboa, a dificuldade de acessos, o enquadramento urbanístico mais vocacionado para funções e sectores de outra natureza e a utilização de edifícios cuja actual vocação se manifesta desadequada e esgotada são factores que dificultam a modernização e geram elevada despesa pública.

Por outro lado, estes factores revelam novas oportunidades para não só transformar, reabilitar e recriar edifícios e espaços urbanos, devolvendo-os aos cidadãos e à cidade, mas também para dinamizar outras zonas, contribuindo assim para um maior equilíbrio urbano e ambiental do espaço integrado e global que é a cidade de Lisboa.

Consciente de que uma parte dos serviços do Estado, nomeadamente serviços centrais dos ministérios, ainda não apresenta essas condições - porque dispersos, localizados em zonas antigas da cidade de Lisboa, com dificuldades de acesso e não enquadradas em conjuntos urbanísticos coerentes com a sua utilização -, o Governo pretende de uma forma planeada e coerente encontrar soluções que simultaneamente promovam a qualidade das condições de trabalho aos seus funcionários e a qualidade de acesso e comodidade aos cidadãos e que simultaneamente conduzam a uma redução de custos de funcionamento, proporcionando ganhos de produtividade.

Assim:

Nos termos da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolve:

1 - Promover a realização de um projecto de desenvolvimento do novo conceito de organização e funcionamento de serviços de alguns ministérios.

2 - Criar, na dependência directa do Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro, um grupo de trabalho que tem por objectivo submeter à apreciação do Governo uma proposta concreta de montagem do projecto, com vista à sua posterior concretização.

3 - Determinar que o grupo de trabalho terá a seguinte composição:

a) Um representante da Ministra de Estado e das Finanças;

b) Um representante do Ministro da Administração Interna;

c) Um representante da Ministra da Justiça;

d) Um representante do Ministro da Presidência;

e) Um representante do Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro;

f) Um representante do Ministro da Economia;

g) Um representante do Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas;

h) Um representante do Ministro da Cultura;

i) Um representante do Ministro da Saúde;

j) Um representante do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação;

l) Um representante do Ministro das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente;

m) Um representante do presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

4 - Estabelecer que o grupo de trabalho é presidido pelo Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro, com faculdade de delegação.

5 - Determinar que compete ao grupo de trabalho:

a) Fazer o levantamento preliminar das necessidades dos ministérios que vierem a ser os destinatários últimos das novas instalações, bem como proceder à caracterização do parque de edifícios em Lisboa actualmente ocupados pelos respectivos serviços e que serão desocupados;

b) Identificar a futura localização na cidade de Lisboa das novas instalações;

c) Avaliar, em estreita cooperação com a Câmara Municipal de Lisboa, os impactes urbanísticos e as contrapartidas envolvidas, nomeadamente no que se refere a eventuais deslocalizações, através dos instrumentos que se afigurarem mais convenientes em termos do reconhecimento de compromissos e responsabilidades assumidos pelas partes;

d) Apresentar ao Governo uma proposta de montagem do projecto, da qual deverá constar o figurino jurídico e patrimonial e o modelo de governação que se afiguram mais adequados aos objectivos e ainda um plano de actuação, acompanhado de um cronograma;

e) Propor as medidas legislativas que se revelem necessárias à implementação do projecto; e f) Contratar os estudos e as consultas junto de entidades externas de suporte a todas as acções que considere necessário empreender.

6 - Estabelecer que o grupo de trabalho reúne com periodicidade semanal, por convocação do seu presidente, e mediante a solicitação de qualquer dos seus membros, com fundamento em motivo relevante.

7 - Determinar que os secretários-gerais dos ministérios destinatários das novas instalações prestarão toda a colaboração e disponibilizarão toda a informação que lhes for solicitada pelo grupo de trabalho na execução da presente resolução.

8 - Determinar que as despesas necessárias à concretização da presente resolução serão suportadas pela Presidência do Conselho de Ministros, cabendo-lhe, também, prestar ao grupo de trabalho o apoio logístico, administrativo e técnico necessário à sua missão.

9 - Estabelecer que o grupo de trabalho apresentará, no prazo de 45 dias, ao Primeiro-Ministro uma proposta de montagem do projecto e as propostas de medidas legislativas a que se refere a alínea e) do n.º 5, para apreciação posterior do Governo, acompanhados de um relatório de informações e de dados que pela sua relevância se perspectivem úteis à gestão do projecto.

10 - Determinar que o grupo de trabalho cessa as suas funções 30 dias após a entrega das propostas a que se refere o número anterior.

11 - Determinar que a presente resolução produz efeitos a partir da data da sua aprovação.

23 de Dezembro de 2003. - O Primeiro-Ministro, José Manuel Durão Barroso.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2004/01/15/plain-168624.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/168624.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda