A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 189/2003, de 16 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Prorroga o prazo de vigência do Programa de Intervenções para a Qualificação do Turismo (PIQTUR) até 31 de Dezembro de 2006, e determina a adequação das regras dos diversos subprogramas que integram o PIQTUR às linhas de orientação definidas na Resolução do Conselho de Ministros nº 97/2003 de 1 de Agosto.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 189/2003
A Resolução do Conselho de Ministros n.º 97/2003, de 1 de Agosto, elegeu o turismo como um dos eixos centrais do modelo de desenvolvimento económico do País e aprovou o Plano de Desenvolvimento do Sector do Turismo.

De entre as medidas previstas no referido Plano, consta a reformulação do Programa de Intervenções para a Qualificação do Turismo (PIQTUR), o qual recorre a verbas afectas ao Instituto de Financiamento e Apoio ao Turismo resultantes de contrapartidas financeiras inerentes à prorrogação dos contratos de concessão de zonas de jogo.

O PIQTUR foi criado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 12/2002, de 24 de Janeiro, para vigorar no período de 2002-2004, inclusive, e tem vindo a ter o seu normal desenvolvimento de acordo com o quadro legal em que se insere.

A Resolução do Conselho de Ministros n.º 97/2003, por sua vez, estabelece que, no âmbito da reformulação atrás referida, a redefinição das linhas de intervenção e do quadro de elegibilidade dos projectos a apreciar deverá ter em conta:

O efectivo interesse estratégico dos mesmos, tanto ao nível de qualificação da oferta como de dinamização da procura turística;

Uma ênfase especial na captação e consolidação de eventos de carácter internacional, realizados em áreas de forte vocação turística, susceptíveis de mediatização e divulgação no estrangeiro através dos meios de comunicação;

Uma prioridade aos eventos e iniciativas que, pelas condições de consolidação, através de parcerias consistentes com entidades e agentes económicos privados, possam ter garantida a respectiva continuidade após a cessação do PIQTUR e dos apoios financeiros dele decorrentes;

As acções e iniciativas relevantes tendentes a melhorar o conhecimento e a disponibilização de informação turística de interesse estratégico às entidades, organismos e agentes económicos do sector.

A experiência entretanto adquirida na gestão do PIQTUR bem como a criação de condições que permitam uma correcta articulação entre a política orçamental global do Estado e a disponibilização das verbas que suportam o Programa recomendam a prorrogação do mesmo para além do ano de 2004, em ordem a permitir a obtenção dos objectivos fixados e a optimizar os respectivos recursos disponíveis.

Reitera-se a atribuição da competência para a regulamentação dos subprogramas do PIQTUR ao Ministro da Economia, que procederá às alterações normativas necessárias ou convenientes, tendo em conta as linhas de orientação atrás referidas e a prorrogação do prazo de vigência do Programa.

Assim:
Nos termos da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolve:

1 - Prorrogar a vigência do Programa de Intervenções para a Qualificação do Turismo (PIQTUR), aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 12/2002, até 31 de Dezembro de 2006.

2 - Manter em vigor o enquadramento jurídico do PIQTUR, sem prejuízo do disposto no número seguinte da presente resolução.

3 - Determinar que o Ministro da Economia, sem prejuízo de delegação de poderes no Secretário de Estado do Turismo, procederá, através de despachos normativos, às alterações e correcções necessárias à adequação das regras dos diversos subprogramas que integram o PIQTUR às linhas de orientação definidas para a respectiva reestruturação pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 97/2003, de 1 de Agosto, tendo em consideração a nova duração do programa e a experiência adquirida na sua execução.

Presidência do Conselho de Ministros, 27 de Novembro de 2003. - O Primeiro-Ministro, José Manuel Durão Barroso.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/168068.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda