O Dr. Simeão Archer Pinto de Mesquita, Conselheiro de Embaixada da Carreira Diplomática do Ministério dos Negócios Estrangeiros termina, a seu pedido, as funções de Chefe do meu Gabinete, para desenvolver acção de chefia de missão externa no quadro consular.
Tendo iniciado essas funções com a tomada de posse do actual Governo e nelas permanecendo até hoje, pude apreciar, de forma muito particular, as suas qualidades pessoais e profissionais que o alcandoraram a raro exemplo de dedicação, competência e diálogo.
Com o seu trabalho e sentido de missão mobilizou todo o Gabinete e os serviços, dando nota de excepcionais capacidades de liderança de equipas, facto que muito ajudou no desenvolvimento das mais diversas acções e programas cometidos à Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.
Graças ao seu espírito construtivo e leal foi, igualmente, excelente facilitador na ligação entre os diferentes serviços e sectores do MNE e o Gabinete que chefiou, o que muito contribuiu para a boa consecução das politicas e programas a que o governo se comprometeu, designadamente as reformas agora consolidadas.
De igual modo, conseguiu ser interlocutor incansável na relação com todos os postos e missões externos, actualizando, em tempo real, o conhecimento sobre as mais diversas situações que a complexa rede diplomática e consular portuguesa no mundo vivem, atitude que em múltiplas ocasiões se mostrou decisiva para a tomada de decisões tempestivas e fundadas.
Diplomata experiente e muito qualificado, municiou todos os restantes elementos do Gabinete com os seus conhecimentos, instruindo pela afabilidade e simpatia, mantendo rigor e fidelidade aos procedimentos de modo a garantir elevadíssimo grau de profissionalismo no funcionamento do Gabinete e na relação com todos os serviços.
Deu ainda excelente nota da sua total dedicação à carreira diplomática, revelando os seus conhecimentos na preparação e fundamentação dos diferentes acordos que preparou e articulou com os diversos serviços envolvidos por forma a resguardar, no domínio das relações bilaterais, os interesses de Portugal e da comunidade portuguesa emigrada.
Meticuloso e ponderado foi o eixo de todo o relacionamento do Gabinete na preparação e realização das visitas de trabalho efectuadas a países amigos, garantindo as condições para o sucesso dos encontros ao mais alto nível, que ocorreram sob a égide dos diplomatas em posto e com quem estabeleceu permanentemente as mais profícuas relações de trabalho.
Dou, assim, público louvor ao Dr. Simeão Archer Pinto de Mesquita no reconhecimento do excepcional mérito revelado pelo desempenho das funções de Chefe de Gabinete que agora termina.
29 de Fevereiro de 2008. - O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, António Fernandes da Silva Braga.