A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 86/85, de 1 de Abril

Partilhar:

Sumário

Cria o cartão de identificação dos membros e funcionários dos gabinetes dos ministros da República para as regiões autónomas.

Texto do documento

Decreto-Lei 86/85
de 1 de Abril
A identificação dos membros dos gabinetes dos ministros da República para as regiões autónomas, bem como a dos funcionários dos serviços de apoio aos mesmos gabinetes, é uma necessidade tanto mais evidente quanto é certo que a sua actividade se pode exercer quer no território do continente quer no da região respectiva.

Este facto é, por outro lado, só por si relevante para que aqueles membros e alguns funcionários tenham livre acesso a locais de entrada condicionada, em especial a aeroportos e gares marítimas, de caminhos de ferro ou outras, bem como a edifícios públicos e demais instalações ou recintos onde se torne necessária a sua presença.

Por último, é imperativo assegurar àqueles elementos a colaboração de todas as autoridades sempre que esta se revele indispensável ao cabal desempenho das suas funções.

Assim, o Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º A identificação dos membros e funcionários dos serviços de apoio aos Gabinetes dos Ministros da República para as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira far-se-á mediante a apresentação do cartão de identificação constante do modelo anexo ao presente diploma.

Art. 2.º As autoridades e seus agentes deverão prestar quer aos membros dos gabinetes quer aos funcionários dos serviços de apoio, quando devidamente identificados, o auxílio que lhes for pedido no exercício das suas funções.

Art. 3.º - 1 - Os membros dos gabinetes dos ministros da República para as regiões autónomas, bem como os motoristas e outros funcionários dos serviços de apoio cuja natureza das funções o justifique, têm livre acesso a todos os edifícios públicos e demais instalações ou recintos, nomeadamente a aeroportos, gares ou cais de embarque, sem prejuízo das normas a observar para a circulação nas áreas sujeitas ao controle aduaneiro ou de fronteira.

2 - O disposto no número anterior não isenta os titulares dos cartões de identificação com direito a livre trânsito do cumprimento das formalidades aduaneiras ou outras que, legalmente, lhes sejam aplicáveis.

3 - A designação dos funcionários constantes do n.º 1 deste artigo é da competência exclusiva do respectivo ministro da República.

Art. 4.º São revogadas as portarias do Gabinete do Ministro da República para a Região Autónoma dos Açores e do Gabinete do Ministro da República para a Região Autónoma da Madeira, de 27 de Janeiro e de 30 de Maio de 1978, respectivamente.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 28 de Fevereiro de 1985. - Mário Soares - Rui Manuel Parente Chancerelle de Machete - António de Almeida Santos - Lino Dias Miguel - Tomás George Conceição Silva - Carlos Alberto Melancia.

Promulgado em 15 de Março de 1985.
Publique-se.
O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.
Referendado em 18 de Março de 1985.
O Primeiro-Ministro, em exercício, Rui Manuel Parente Chancerelle de Machete.

ANEXO I
Cartão de identificação a que se refere o artigo 1.º do Decreto-Lei 86/85
(ver documento original)
1 - Formato: 105 mm x 74,4 mm; cor creme; cantos arredondados; escudo em relevo, dourado; impressão a preto; expressão «Livre trânsito» impressa a encarnado (para os cartões dos membros dos gabinetes e dos funcionários a que se refere o artigo 3.º do presente diploma); tarjas em diagonal, no canto superior esquerdo, a verde e encarnado; revestimento final de protecção em acetato; fotografia 30 mm x 33 mm tipo passe.

2 - A assinatura do ministro da República deverá ser autenticada com o selo branco do respectivo gabinete, que abrangerá, em simultâneo, a fotografia do seu titular.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/16349.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda