A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso DD1354, de 12 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Torna público ter o Governo do Iémene depositado junto do Secretário-Geral das Nações Unidas os instrumentos de adesão à Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas e à Convenção de Viena sobre Relações Consulares.

Texto do documento

Aviso
Por ordem superior se torna público que, segundo informação transmitida pela nota das Nações Unidas C. N. 103/1986. Treaties - 1/1, de 5 de Maio de 1986, o Governo do Iémene depositou junto do Secretário-Geral das Nações Unidas, em 10 de Abril de 1986, os instrumentos de adesão à Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas (Viena, 18 de Abril de 1961) e à Convenção de Viena sobre Relações Consulares (Viena, 24 de Abril de 1963).

Os instrumentos de adesão contêm as seguintes reservas:
Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas
1 - A adesão da República Árabe do Iémene à Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, feita em Viena em 18 de Abril de 1961, não implica de modo nenhum o reconhecimento de Israel nem implica o estabelecimento entre a República Árabe do Iémene e Israel de nenhuma das relações previstas pela dita Convenção.

2 - A República Árabe do Iémene tem o direito de inspeccionar os géneros alimentícios importados pelas missões diplomáticas e seus membros, a fim de assegurar que estão conforme as especificações quantitativas e qualificativas da lista submetida às autoridades alfandegárias e ao Serviço do Protocolo do MNE, com vista à isenção de direitos alfandegários, conforme as disposições do artigo 36 da Convenção.

3 - Se existirem motivos sérios e sólidos para crer que a mala diplomática contém objectos alimentícios não mencionados no parágrafo 4 do artigo 27 da Convenção, a República Árabe do Iémene reserva-se o direito de pedir que seja aberta a mala na presença de um representante da missão em causa; no caso de recusa por parte da missão, a mala será reenviada ao expedidor.

4 - A República Árabe do Iémene exprime reservas quanto às disposições do parágrafo 2 do artigo 37 da Convenção, relativas aos privilégios e imunidades dos membros do pessoal administrativo e técnico, e não se considera obrigada a aplicar essas disposições, a não ser na base do princípio da reciprocidade.

Convenção de Viena sobre Relações Consulares
1 - A adesão da República Árabe do Iémene à Convenção de Viena sobre Relações Consulares, feita em Viena em 24 de Abril de 1963, não implica de modo nenhum o reconhecimento de Israel nem implica o estabelecimento entre a República Árabe do Iémene e Israel de nenhuma das relações previstas pela dita Convenção.

2 - No que respeita aos privilégios e imunidades, a República Árabe do Iémene considera que a expressão «os membros da sua família» que figura no parágrafo 1 do artigo 46 e no artigo 49 se refere unicamente à esposa e aos filhos menores do membro do posto consular.

3 - Se existirem motivos sérios e sólidos para crer que a mala consular contém objectos ou géneros alimentícios não mencionados no parágrafo 4 do artigo 35 da Convenção, a República Árabe do Iémene reserva-se o direito de pedir que seja aberta a mala na presença de um representante da missão consular em causa; no caso de recusa por parte da missão, a mala será reenviada ao expedidor.

4 - A República Árabe do Iémene tem o direito de inspeccionar os géneros alimentícios importados pelos representantes das missões consulares a fim de assegurar que eles estão conforme as especificações quantitativas e qualitativas da lista submetida às autoridades alfandegárias e ao Serviço do Protocolo do MNE, com vista à isenção de direitos alfandegários relativamente a essas importações.

Conforme o parágrafo 2 dos seus respectivos artigos 51 e 77, a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas e a Convenção de Viena sobre Relações Consulares entrarão em vigor para o Iémene em 10 de Maio de 1986.

Portugal é Parte dos instrumentos diplomáticos em questão.
Secretaria-Geral do Ministério, 25 de Agosto de 1986. - O Director Interino do Serviço Jurídico e de Tratados, Francisco Manuel dos Reis Caldeira.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda