A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso DD1347, de 20 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Torna público ter sido concluído em Lisboa, em 30 de Julho de 1986, entre o Governo da República Portuguesa e o Governo da República Federal da Alemanha, um Acordo Especial, por troca de notas.

Texto do documento

Aviso

Por ordem superior se torna público que, com referência ao projecto «Apoio à Direcção-Geral da Qualidade no Domínio da Metrologia, Normalização e Qualidade», foi concluído em Lisboa, em 30 de Julho de 1986, entre o Governo da República Portuguesa e o Governo da República Federal da Alemanha, um Acordo Especial, por troca de notas, cujos textos em português e alemão acompanham o presente aviso.

Direcção-Geral das Comunidades Europeias, 1 de Agosto de 1986. - O Director-Geral, José Gregório de Faria.

Lisboa, Julho de 1986.

Excelência:

Tenho a honra de acusar a recepção da carta de V. Ex.ª em que, com referência à Acta das Negociações Intergovernamentais Luso-Alemãs de 23 de Novembro de 1984, bem como em execução do Acordo sobre Cooperação Técnica, assinado em 9 de Junho de 1980, entre os nossos dois Governos, me propõe, em nome do Governo da República Federal da Alemanha, o seguinte Acordo Especial sobre o projecto «Apoio à Direcção-Geral da Qualidade no Domínio da Metrologia, Normalização e Qualidade» (doravante também designado por projecto»):

1 - O Governo da República Federal da Alemanha e o Governo da República Portuguesa apoiarão conjuntamente a ampliação do sistema de metrologia, normalização e qualidade, com o objectivo de reforçar a operacionalidade dos serviços centrais, realizando, nomeadamente, cursos de formação e completando o equipamento já existente.

2 - Contribuições do Governo da República Federal da Alemanha:

a) Enviará técnicos para realizarem cursos nos sectores «indicações numéricas em embalagens de produtos acabados» e «técnica de segurança eléctrica» pelo período máxima total de 1,5 homens/mês;

b) Fornecerá para a implementação do projecto, nomeadamente, um computador pessoal, uma instalação de processamento de textos, bem como o equipamento básico de normalização destinado a um centra de informações;

c) Custeará as despesas com estágios de formação e aperfeiçoamento de, no máximo, 36 técnicos portugueses, pelo período máximo total de 24 homens/mês, na República Federal da Alemanha, inclusive as despesas de uma passagem aérea a preço reduzido para a República Federal da Alemanha, bem como as despesas com as viagens de serviço necessárias durante os cursos de formação.

3 - Contribuições do Governo da República Portuguesa:

a) Colocará à disposição para a realização dos cursos salas de aula apropriadas, material de ensino e de aprendizagem, bem como um intérprete especializado competente e arcará com as demais despesas relacionadas com a realização dos cursos;

b) Providenciará a montagem dos equipamentos fornecidos dentro dos padrões técnicos;

c) Seleccionará para os estágios na República Federal da Alemanha exclusivamente técnicos que têm um bom nível de conhecimentos na sua área de especialização e conhecimentos suficientes da língua alemã ou inglesa;

d) Colocará à disposição, para a instalação de um centro de informações e de um banco de dados, um técnico qualificado, para seleccionar e preparar a documentação relacionada com normalização e medição.

4 - 1) Encarregarão da execução das respectivas medidas:

a) O Governo da República Federal da Alemanha: a Physikolisch-Technische Bundesanstalt (PTB) (Instituto Físico-Técnico Federal), em Braunschweig;

b) O Governo da República Portuguesa: a Direcção-Geral de Qualidade, em Lisboa.

2) Os órgãos encarregados nos termos do parágrafo 1) deste número determinarão conjuntamente o programa vinculativo de trabalho num plano operacional ou de outra forma.

5 - De resto, aplicar-se-ão também ao presente Acordo Especial as disposições do acima mencionado Acordo de 9 de Junho de 1980, inclusive a cláusula de Berlim (artigo 7).

Nesta conformidade, tenho a honra de informar V. Ex.ª de que o Governo da República Portuguesa concorda com as propostas contidas nos parágrafos 1 a 5 e que a carta de V. Ex.ª e esta resposta constituem um Acordo Especial entre os nossos dois Governos, a entrar em vigor na data de hoje.

Aproveito a oportunidade, Sr. Embaixador, para apresentar a V. Ex.ª os protestos da minha mais alta consideração.

Vítor Costa Martins, Secretário de Estado da Integração Europeia.

(ver documento original)

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1986/08/20/plain-16153.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/16153.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda