Nos termos do disposto nos n.os 3 e 4 do artigo 21.º do Decreto-Lei 204/98, de 11 de Julho, e no cumprimento da subdelegação de competências estabelecida pelo despacho 20 420/2006, do Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 194, de 9 de Outubro de 2006, é aprovado o programa de provas de conhecimentos específicos a utilizar nos concursos de ingresso para a carreira de psicólogo do grupo de pessoal técnico superior do quadro de pessoal civil do Exército, constante do anexo ao presente despacho e do qual faz parte integrante.
22 de Fevereiro de 2007. - A Directora-Geral da Administração Pública, Teresa Nunes. - O Director-Geral de Pessoal e Recrutamento Militar, Alberto Rodrigues Coelho.
ANEXO
Programa de provas de conhecimentos específicos a utilizar nos concursos de ingresso na carreira de psicólogo do grupo de pessoal técnico superior do QPCE
1 - Programa de provas específicas:
a) Apresentação de um trabalho dactilografado, com um máximo de 5 a 10 páginas sobre um tema livre, na área das ciências humanas com destaque especial para a psicologia;
b) Defesa pública do texto perante um júri, a nomear pelo director do CPAE;
c) Mesa redonda/conferência composta pela elaboração de um pequeno texto descritivo e discussão em grupo do tema proposto:
1) Recrutamento e selecção de pessoal - tipos de concursos e métodos de selecção;
2) Entrevista psicológica no âmbito da selecção;
3) Dinâmica de grupo;
4) Aplicação e conhecimento de provas cognitivas, personalidade e laboratoriais aplicadas em contexto de selecção;
5) Avaliação do desempenho;
6) Análise de funções;
7) Acompanhamento e orientação vocacional;
8) Outro tema considerado relevante ou de problematização actual;
d) Entrevista de painel.
2 - Entidade que executa a avaliação técnica na área de psicologia - Centro de Psicologia Aplicada do Exército (CPAE).
3 - Critério de selecção preferencial:
a) Avaliação de desempenho nas provas de selecção;
b) Avaliação curricular onde se visa avaliar as aptidões profissionais do candidato, com base na análise do respectivo currículo.