MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Direcção Regional de Educação do Norte
Escola Secundária de Fafe
Cristina Celina Nogueira da Silva é professora do quadro de nomeação definitiva, do 4.º Grupo A, código de recrutamento 510, desde 1993, neste estabelecimento de ensino.
Profissional de referência, desempenhou uma diversidade de cargos com elevado sentido na prossecução do serviço público e no saber servir a nobre causa pedagógica. Tem um passado lectivo repleto de êxitos, intervenções pedagógicas de elevada qualidade, orientações do currículo arrojadas que norteiam os mais novos e estimulam os mais velhos.
Apaixonada pela pedagogia das ciências experimentais, dedica parte do seu tempo à sua didáctica com brilhantismo, inovação e arrojado sentido de proficiência. Entusiasma-se e entusiasma sempre que apresenta trabalhos didácticos no âmbito das suas teses de mestrado e de doutoranda. É uma professora de alma grande, de larga visão, de total dedicação. Lecciona centrando o aluno/formando no processo ensino-aprendizagem-estudo no que concerne à aquisição de competências estabelecidas e de objectivos terminais definidos. Leva-os à comunicação e à aprendizagem sem dogmas nem subterfúgios. Concebe o ensino/aprendizagem/estudo como uma construção colectiva e empenhada de todos os intervenientes no processo educativo. Possui uma enorme convicção na utilidade pedagógica dos materiais e metodologias diversificados e no seu potencial na aprendizagem através dos mesmos. É inovadora, arrojada e consciente.
O seu trabalho no CRE/BE foi reconhecido por toda a comunidade escolar. Trabalhadora, leal, orienta-se no sentido da qualidade do desempenho e consequente eficácia nas aprendizagens e resultados de qualidade.
Como coordenadora da «Comissão dos 30 anos da Escola» desenvolveu um trabalho exímio, modelar e irrepreensível, de grande dignidade e proficiência, que projectou a Escola e Fafe para além da Região Norte.
É uma pessoa singularmente simples, empática, comunicativa, desinteressada, voluntária de primeira linha. Não foge ao trabalho, à palavra bem intencionada, nem vacila em momentos de pesada empreitada.
Possui um singular sentimento de amizade que é inquebrantável, mesmo nos momentos mais frios, de desafio, de grave desconforto.
Como profissional e como pessoa merece o presente louvor para evidenciar o mérito à competência funcional e referência a seguir por todos.
20 de Novembro de 2006. - O Presidente do Conselho Executivo, José Fernando de Sousa Caetano.
3000220801