Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 22744/2006, de 8 de Novembro

Partilhar:

Texto do documento

Despacho 22 744/2006

Por despacho do presidente do conselho directivo do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa de 25 de Janeiro de 2006, proferido por delegação do reitor da mesma Universidade de 25 de Agosto de 2005, foi nomeado definitivamente, por urgente conveniência de serviço, para o exercício das funções de professor auxiliar além do quadro deste Instituto, Vítor Manuel Mendes Magriço, professor auxiliar de nomeação provisória além do quadro do mesmo Instituto, com efeitos a partir de 22 de Janeiro de 2006. (Não carece de fiscalização prévia do Tribunal de Contas.)

Relatório a que se refere o n.º 2 do artigo 21.º do ECDU, publicado em anexo a Lei 19/80, de 16 de Julho

1 - O relatório refere-se à actividade pedagógica e científica do Prof. Vítor Manuel Mendes Magriço durante o período de Janeiro de 2001 a Outubro de 2005 e a sua apreciação será feita de acordo com os termos do n.º 4 do artigo 20.º do ECDU, pelo que serão tidos em conta os seguintes factores:

a) Competência, aptidão pedagógica e actualização;

b) Publicação de artigos científicos ou didácticos;

c) Direcção ou orientação de trabalhos de investigação;

d) Formação de docentes ou investigadores.

2 - O relatório apresentado pelo Prof. Vítor Magriço está bem elaborado e de forma a responder aos preceitos legais, sendo bastante completa a documentação apresentada.

3 - Quanto ao primeiro factor de apreciação, "Competência, aptidão pedagógica e actualização", o relatório apresenta a actividade lectiva do Prof. Vítor Magriço nos últimos cinco anos, indicando os cursos de que foi responsável e que leccionou, bem como outras actividades pedagógicas em que participou. O Prof. Vítor Magriço leccionou e foi responsável durante este período das cadeiras de Economia Financeira Internacional e Economia Financeira, tendo leccionado também em Economia Internacional e Macroeconomia I. Estas disciplinas pertencem ao curso de licenciatura em Economia do ISEG. Foi também tutor de sete grupos de trabalho nos seminários Economia Europeia e Internacional, Economia Monetária e Financeira e Economia do Desenvolvimento e Prospectiva. Ao nível de mestrado, foi responsável pelas disciplinas Sistemas Financeiros e Financiamento do Desenvolvimento, do mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional, e Comércio e Investimento Internacional, do mestrado em Economia Internacional. Leccionou também em Tópicos Avançados de Economia Internacional e no Seminário de Investigação, do mestrado em Economia e Estudos Europeus. Ao nível de pós-graduação, leccionou Cooperação Empresarial Internacional (que coordenou) e Globalização e Integração Regional, do curso de pós-graduação em Relações Económicas Internacionais (de que foi co-coordenador no ano lectivo de 2001-2002).

4 - Salienta-se a disponibilização aos alunos de vasto e cuidado material de estudo, nomeadamente textos de apoio, bem como a preocupação e o empenho na elaboração de sites nas disciplinas leccionadas. Nos inquéritos (anónimos) aos alunos relativos à aptidão pedagógica obteve sempre das mais elevadas classificações.

5 - Em relação à actividade "Publicação de trabalhos científicos", o relatório enumera um livro resultante de um projecto de investigação financiado pela FCT através do Programa PRAXIS, dois artigos em co-autoria submetidos ao Journal of Common Market Studies e ao Scandinavian Journal of Management, dois artigos em co-autoria publicados nos proceedings e livro de duas conferências internacionais, um artigo no prelo na revista Estudos de Gestão - Portuguese Journal of Management Studies. Enumera também a publicação de quatro documentos de trabalho do CEDIN.

6 - Em relação a "Direcção ou orientação de trabalhos de investigação", nomeadamente teses de mestrado e de doutoramento, o relatório menciona a supervisão, com sucesso, de uma tese de mestrado (mestrado em Economia Monetária e Financeira), encontrando-se outras duas em fase de conclusão (mestrado em Economia Internacional e mestrado em Economia e Estudos Europeus).

7 - Participou num júri de doutoramento e em quatro júris de mestrado.

8 - Participou com apresentação de comunicação em quatro conferências internacionais, uma delas realizada em Lisboa.

9 - Foi membro da equipa e interlocutor do ISEG no projecto de elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento para Timor-Leste, integrando uma equipa da Universidade Técnica de Lisboa.

10 - Desempenhou funções lectivas na Universidade Agostinho Neto, na Universidade de Évora e na Escola Superior de Gestão de Santarém.

11 - Foi co-organizador do Seminário Permanente do Departamento de Economia, membro da comissão de revisão do plano de estudos da licenciatura em Economia do ISEG, director executivo do CEDIN e membro da assembleia da UTL.

Saliente-se a diversidade do trabalho pedagógico e o esforço desenvolvido no domínio científico, devendo destacar-se que o Prof. Vítor Magriço criou e desenvolveu uma base de dados sobre alianças estratégicas entre empresas, o que é uma inovação no nosso meio universitário. De referir ainda a sua participação em tarefas institucionais, sempre que para tal foi solicitado.

Considerando todos os elementos que foram objecto de análise, somos de parecer que se encontram reunidas todas as condições para que o Prof. Vítor Manuel Mendes Magriço seja nomeado a título definitivo professor auxiliar do Instituto Superior de Economia e Gestão.

Os relatores: António Francisco Espinho Romão e Jorge Manuel de Azevedo Henriques dos Santos, professores catedráticos.

9 de Outubro de 2006. - O Presidente do Conselho Directivo, Vítor da Conceição Gonçalves.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1524946.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1980-07-16 - Lei 19/80 - Assembleia da República

    Alteração, por ratificação, do Decreto-Lei n.º 448/79, de 13 de Novembro (aprova o Estatuto da Carreira Docente Universitária).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda