Louvo o tenente-coronel piloto aviador (043308-L) Carlos Manuel Leitão Matela porque ao longo dos três anos em que prestou serviço na Direcção-Geral de Política de Defesa Nacional assumiu e desenvolveu actividades que considero dignas de reconhecimento.
Apresentado em 1 de Setembro de 2003, serviu como oficial-adjunto do Departamento de Planeamento Estratégico de Defesa, onde desenvolveu profícuo e assinalável trabalho, no cumprimento das tarefas incumbidas ao referido Departamento, e, especialmente, na área específica de responsabilidade que lhe foi atribuída.
Relevo a forma como planeou e geriu, durante o ano de 2005, as actividades do secretariado das EUROFORÇAS, da responsabilidade de Portugal, designadamente as acções relacionadas com o grupo de trabalho político-militar do Comité Interministerial de Alto Nível (CIMIN). A sua facilidade de relacionamento e de comunicação, aliadas aos seus conhecimentos profissionais, muito contribuíram para o êxito da missão de que foi incumbido, em ambiente internacional muito complexo.
Saliento, ainda, a sua capacidade de planeamento e de organização, qualidades que ficaram bem patentes na forma, muito empenhada e responsável, como planeou e preparou a reunião que envolveu os chefes de estado-maior-general dos Estados signatários das EUROFORÇAS, realizada em Portugal com assinalável dignidade e iniludível sucesso.
Militar dinâmico e com evidente capacidade de iniciativa, permanentemente insatisfeito e preocupado com a sua formação profissional, procura, sistematicamente, aumentar o nível dos seus conhecimentos, através da realização de trabalhos de investigação e da frequência de cursos do âmbito civil e militar.
Dos conhecimentos obtidos nestas acções de formação, beneficiou a Direcção-Geral de Política de Defesa Nacional por via dos trabalhos, sempre actualizados e esclarecidos, que realizou no âmbito das funções atribuídas.
Pelo exposto, e ainda porque, durante a sua permanência, de três anos, na Direcção-Geral de Política de Defesa Nacional, soube granjear a estima e a consideração de todas as pessoas com quem trabalhou, considero justo reconhecer como público o louvor ao tenente-coronel Carlos Matela.
11 de Agosto de 2006. - O Director-Geral, Luís Evangelista Esteves de Araújo, tenente-general.