A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 342/2002, de 1 de Abril

Partilhar:

Sumário

Adopta o símbolo de identificação a ser utilizado por todos os serviços centrais, regionais e tutelados do Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território.

Texto do documento

Portaria 342/2002

de 1 de Abril

Na sequência da publicação da actual orgânica do Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território, aprovada pelo Decreto-Lei 120/2000, de 4 de Julho, com a redacção dada pelo Decreto-Lei 8/2002, de 9 de Janeiro, tornou-se evidente a necessidade de uniformizar a imagem dos serviços tutelados pelo Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território, por forma a permitir ao cidadão um fácil reconhecimento e identificação da organização e dos serviços do Ministério.

A projecção pública da imagem de qualquer organização estruturada faz-se através de símbolos e logótipos, pelo que importa dotar o Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território de uma marca que o identifique e assimile as diferentes componentes funcionais abrangidas.

Assim, ao abrigo do disposto na alínea d) do artigo 199.º da Constituição:

Manda o Governo, pelo Ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território, o seguinte:

1.º O Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território adopta como marca institucional de identificação o conjunto símbolo/logótipo reproduzido, nas suas duas versões, no anexo à presente portaria, de acordo com a descrição e as regras dele constantes.

2.º O referido símbolo/logótipo será obrigatoriamente utilizado por todos os serviços centrais, regionais e tutelados do Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território, sem prejuízo da utilização concomitante dos símbolos/logótipos daqueles serviços, quando os tenham.

3.º É interdita a reprodução ou imitação do símbolo/logótipo no seu todo, em parte ou em acréscimo, para quaisquer fins, por quaisquer entidades públicas não previstas no número anterior ou privadas.

4.º A interdição abrange todos os símbolos ou logótipos que, de algum modo, possam induzir em erro ou suscitar confusão com o símbolo/logótipo constante da presente portaria.

O Ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa, em 28 de Fevereiro de 2002.

ANEXO

A identificação visual do Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território é constituída pelo conjunto indissociável símbolo/logótipo, com colocação alinhada à direita, em que o símbolo corresponde à marca do Ministério e o logótipo à respectiva assinatura.

Esta identificação, cujo símbolo representa a criação de equilíbrio e harmonia entre as diferentes partes de um todo, deverá ser sempre apresentada numa das suas versões, de acordo com a especificidade da situação.

A versão principal do símbolo/logótipo só poderá ser reduzida até à largura mínima de 27 mm, podendo a versão horizontal ser reduzida até à largura mínima de 39 mm.

O símbolo é constituído pelas cores verde e azul, respectivamente Pantone 382 e Pantone 314.

No processo de impressão a quatro cores (quadricromia) devem ser utilizadas as seguintes percentagens:

Pantone 382:

Cyan = 30%;

Magenta = 0%;

Yellow = 100;

Black = 0%;

Pantone 314:

Cyan = 100%;

Magenta = 0%;

Yellow = 10%;

Black = 20%.

O tipo e cor de letra a utilizar na apresentação do logótipo deverá ser Scala sans, na sua versão Caps, em azul igual ao do símbolo. Quando a sua utilização se faça sobre fundos de tons mais escuros, a cor deverá ser a verde do símbolo, de modo a possibilitar uma melhor leitura.

(ver figura no documento original)

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2002/04/01/plain-150601.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/150601.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2000-07-04 - Decreto-Lei 120/2000 - Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território

    Aprova a orgânica do Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território.

  • Tem documento Em vigor 2002-01-09 - Decreto-Lei 8/2002 - Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território

    Altera o Decreto-Lei nº 120/2000, de 4 de Julho, que aprova a Lei Orgânica do Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território, procedendo à extinção da Direcção-Geral do Ambiente, do Instituto de Promoção Ambiental, do Centro Nacional de Informação Geográfica e do Instituto Português de Cartografia e Cadastro, e criando o Instituto do Ambiente e o Instituto Geográfico Português.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda