Despacho 13 799/2006 (2.ª série). - Departamento Académico. - Sob proposta da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi, pela deliberação do senado n.º 29/2006, de 4 de Janeiro, aprovada a criação do curso de licenciatura em Línguas Modernas.
Os planos de estudo propostos constituem um percurso modelo a preencher dentro de três variáveis possíveis (bidisciplinar, com duas línguas estrangeiras, bidisciplinar, com Estudos Portugueses e uma língua estrangeira; monodisciplinar, com uma língua estrangeira), combinando livremente as línguas estrangeiras actualmente leccionadas durante oito semestres na Faculdade de Letras (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano) à excepção do Inglês, são admitidos alunos com ou sem formação prévia em qualquer das línguas estrangeiras, sendo, contudo, obrigatória a frequência de seis horas lectivas durante quatro semestres para os que, não tendo essa formação, escolham Alemão e ou Francês como Língua Estrangeira A ou B.
O plano de estudos é constituído por um tronco comum de cinco semestres em "banda larga", seguindo-se uma divisão em quatro áreas de pré-especialização (Estudos Literários, Linguagem e Comunicação, Estudos Culturais e Tradução), eventualmente conducentes a um 2.º ciclo de estudos.
No total dos cinco primeiros semestres, os alunos obterão 150 ECTS (5 ECTS por cadeira curricular ou opcional). Nos três últimos semestres, obterão mais 90 ECTS nas áreas de pré-especialização (sendo 5 ECTS por cadeira curricular ou opcional e 10 ECTS por cada seminário), perfazendo, por conseguinte, um total de 240 ECTS para o grau de licenciatura neste 1.º ciclo de formação.
Tronco comum (cinco semestres no total)
(ver documento original)
Área de Estudos Literários
(ver documento original)
Área de Estudos Culturais
(ver documento original)
Área de Linguagem e Comunicação
(ver documento original)
Área de Tradução
(ver documento original)
15 de Maio de 2006. - O Reitor, Fernando Seabra Santos.