A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Deliberação 239/2006, de 21 de Fevereiro

Partilhar:

Texto do documento

Deliberação 239/2006. - Por deliberação da comissão coordenadora do conselho científico da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto de 26 de Janeiro de 2006, foi aprovada a criação do curso de pós-graduação em Microscopia Óptica de Materiais Geológicos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, sujeito ao regulamento e às condições de funcionamento a seguir indicadas:

Regulamento do Curso de Pós-Graduação em Microscopia Óptica de Materiais Geológicos

Enquadramento e objectivos

Este curso de pós-graduação pretende proporcionar uma aquisição de conhecimentos técnico-científicos, relevando a utilidade da caracterização microscópica de materiais geológicos diversos e permitindo a aquisição de competências na aplicação desta técnica. Será dada especial ênfase à caracterização microestrutural, textural e composicional de minerais, rochas, carvões e derivados industriais, solos, betões, etc.

Esta formação será particularmente importante para quem exerça actividade técnica ou docente, no âmbito da qual os conhecimentos sobre a caracterização microscópica de materiais geológicos sejam importantes.

Denominação e âmbito

1 - Universidade do Porto, através do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências, confere o diploma do curso de pós-graduação em Microscopia Óptica de Materiais Geológicos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, nos termos do n.º 5 do regulamento dos mestrados da Universidade do Porto.

2 - O Regulamento deste curso de pós-graduação complementa as regras estabelecidas para o curso de especialização, previsto no Regulamento dos Mestrados da Universidade do Porto, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 163, de 17 de Julho de 2000, a pp. 11 859 e 11 860.

Funcionamento e avaliação

3 - O curso de pós-graduação tem a duração de três trimestres e organiza-se em ECTS, correspondendo a unidades curriculares da área da Geologia.

4 - A aprovação é obtida quando a classificação em todas as unidades curriculares que constituem o curso é igual ou superior a 10 valores.

5 - A classificação do curso de pós-graduação é calculada como média ponderada pelos ECTS das classificações das unidades curriculares que constituem o curso.

6 - Aos participantes que não pretendam ser avaliados e que assistam a pelo menos três quartos das sessões de cada módulo será atribuído um certificado de presença das disciplinas frequentadas.

7 - Aos participantes que pretendam ser avaliados apenas em algumas disciplinas e que tenham obtido aprovação, ser-lhes-á atribuído um certificado de aprovação das respectivas disciplinas.

Coordenação

8 - O funcionamento do curso será assegurado por uma comissão de coordenação constituída por um professor ou por um investigador doutorado, coadjuvado por dois professores ou investigadores doutorados.

9 - É competência da comissão de coordenação do curso de pós-graduação em Microscopia Óptica de Materiais Geológicos apresentar à comissão científica do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto:

a) Calendário do processo de candidatura, selecção e inscrição no curso;

b) Proposta de estrutura curricular e plano de estudos do curso;

c) Proposta de cursos que constituem habilitação ao curso de pós-graduação;

d) Proposta referente ao calendário lectivo e de exames;

e) Proposta sobre o número de vagas e propinas.

Funcionamento do curso de pós-graduação em Microscopia Óptica de Materiais Geológicos

Condições de acesso. - A candidatura à inscrição no curso de pós-graduação em Microscopia Óptica de Materiais Geológicos está condicionada à titularidade do grau de licenciado em Geologia, em Ensino da Biologia e Geologia, em Arqueologia, em Geografia, em Engenharia Geológica, em Engenharia de Minas, em Engenharia de Materiais e áreas afins. Poderão ser admitidos à inscrição candidatos licenciados em outros cursos desde que possuam curriculum vitae ou experiência profissional adequados.

Número de vagas. - Serão admitidos, no máximo, 12 candidatos. O número mínimo de inscrições para que o curso funcione será de cinco.

Critérios de selecção. - Os candidatos serão seleccionados considerando os seguintes critérios:

Currículo académico;

Currículo científico;

Experiência profissional.

Poderão ser efectuadas entrevistas para aferição dos critérios de selecção.

Prazos:

1.ª fase:

Candidatura - de 12 de Junho a 14 de Julho de 2006;

Seriação - de 17 a 21 de Julho de 2006;

Inscrição - de 24 a 31 de Julho de 2006;

2.ª fase:

Candidatura - de 4 a 15 de Setembro de 2006;

Seriação - de 18 a 22 de Setembro de 2006;

Inscrição - de 25 de Setembro a 2 de Outubro de 2006;

Início das aulas - 12 de Outubro de 2006.

Instrução do processo de candidatura. - Do processo de candidatura, a entregar pessoalmente ou a enviar por correio registado para o Gabinete de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, deverão constar:

Boletim de candidatura devidamente preenchido;

Cópia da certidão de licenciatura;

Curriculum vitae detalhado;

Outros elementos que o candidato entenda relevantes para apreciação da sua candidatura.

Propinas. - O valor anual da propina fixada para a primeira edição do curso de pós-graduação em Microscopia Óptica de Materiais Geológicos é de Euro 1250.

Plano de estudos

Curso de pós-graduação em Microscopia Óptica de Materiais Geológicos

(ver documento original)

3 de Fevereiro de 2006. - O Director, Baltazar Manuel Romão de Castro.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1469767.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda