Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Deliberação 830/2009, de 24 de Março

Partilhar:

Sumário

Publica a deliberação n.º 163/2006, relativa à adequação do Mestrado em Filosofia da Faculdade de Letras desta Universidade

Texto do documento

Deliberação 830/2009

Sob proposta do conselho científico da Faculdade de Letras desta Universidade e pela deliberação 163/2006, da Comissão Científica do Senado, de 30 de Outubro, foi aprovada a adequação do Mestrado em Filosofia, registada pela Direcção-Geral do Ensino Superior com o número R/B-AD-562/2007, conforme Despacho do Director-Geral, de 27 de Fevereiro de 2007, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 61, de 27 de Março, com o n.º 6.243/2007, com entrada em funcionamento no ano lectivo de 2007-2008 e cuja estrutura curricular e plano de estudos se publicam de seguida, de acordo com o n.º 6 do referido despacho.

Mestrado em Filosofia

Este ciclo de estudos visa habilitar os alunos, a um nível intermédio (por oposição a elementar do 1.º Ciclo e a avançado do 3.º Ciclo), com o aparato de conceitos, técnicas e problemas característicos das áreas e territórios da Filosofia constantes do Plano de Estudos. Tal implica, entre outras coisas, a aquisição de capacidades de relacionamento entre discussões sobre os tópicos filosóficos relevantes.

9 de Março de 2009. - A Vice-Reitora, Inês Duarte.

Anexo

1. Estrutura Curricular

1. Estabelecimento de Ensino: Universidade de Lisboa

2. Unidade orgânica: Faculdade de Letras

3. Curso: Filosofia

4. Grau de mestre

5. Área científica predominante do curso: Filosofia

6. Número de créditos, segundo o sistema europeu de transferência e acumulação de créditos, necessário à obtenção do grau: 120

7. Duração normal do curso: 4 semestres

8. Opções, ramos, ou outras formas de organização de percursos alternativos em que o curso se estruture: não se aplica

9. Áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau ou diploma:

(ver documento original)

10. Observações

Prevê-se a escolha livre por parte do aluno de duas Unidades Curriculares opcionais (em outras áreas científicas), que poderão ser cumpridas em áreas linguísticas (Línguas Clássicas ou Línguas Modernas), de cujo conhecimento depende o estudo de um grande número de textos fundamentais da Filosofia, bem como da bibliografia secundária especializada; a opção poderá ainda recair na área da tecnologia da informação e da comunicação.

As unidades curriculares de Tópicos de Filosofia são escolhidas de entre as unidades curriculares oferecidas dos Grupos Disciplinares: Estética e Filosofia da Arte; Epistemologia e Metafísica; Filosofia do Espaço Público; Filosofia da Natureza, da Vida e do Ambiente; Filosofia da Linguagem e da Mente; História da Filosofia.

Estes Grupos Disciplinares destinam-se apenas a organizar, do ponto de vista do conteúdo, as Unidades Curriculares de Tópicos de Filosofia e a orientar o percurso escolhido pelo estudante, de acordo com o seu supervisor.

Plano de Estudos:

Universidade de Lisboa

Faculdade de Letras

Filosofia

Grau de Mestre

Área científica predominante do curso: Filosofia

QUADRO

1.º Ano / 1.º semestre curricular

(ver documento original)

1.º Ano / 2.º semestre curricular

(ver documento original)

2.º Ano / 3.º e 4.º semestres curriculares

(ver documento original)

Estrutura dos grupos disciplinares

Estética e Filosofia da Arte: Questões de Estética e Filosofia da Arte I, Questões de Estética e Filosofia da Arte II, Questões de Estética e Filosofia da Arte III, Questões de Estética e Filosofia da Arte IV, Questões de Estética e Filosofia da Arte V, Questões de Estética e Filosofia da Arte VI.

Epistemologia e Metafísica: Questões de Epistemologia e Metafísica I, Questões de Epistemologia e Metafísica II, Questões de Epistemologia e Metafísica III, Questões de Epistemologia e Metafísica IV, Questões de Epistemologia e Metafísica V, Questões de Epistemologia e Metafísica VI.

Filosofia do Espaço Público: Questões de Filosofia do Espaço Público I; Questões de Filosofia do Espaço Público II, Questões de Filosofia do Espaço Público III, Questões de Filosofia do Espaço Público IV, Questões de Filosofia do Espaço Público V, Questões de Filosofia do Espaço Público VI.

Filosofia da Natureza, da Vida e do Ambiente: Questões de Filosofia da Natureza, da Vida e do Ambiente I, Questões de Filosofia da Natureza, da Vida e do Ambiente II, Questões de Filosofia da Natureza, da Vida e do Ambiente III, Questões de Filosofia da Natureza, da Vida e do Ambiente IV, Questões de Filosofia da Natureza, da Vida e do Ambiente V, Questões de Filosofia da Natureza, da Vida e do Ambiente VI.

Filosofia da Linguagem e da Mente: Questões de Filosofia da Linguagem e da Mente I, Questões de Filosofia da Linguagem e da Mente II, Questões de Filosofia da Linguagem e da Mente III, Questões de Filosofia da Linguagem e da Mente IV, Questões de Filosofia da Linguagem e da Mente V, Questões de Filosofia da Linguagem e da Mente VI.

História da Filosofia: Questões de História da Filosofia I, Questões de História da Filosofia II, Questões de História da Filosofia III, Questões de História da Filosofia IV, Questões de História da Filosofia V, Questões de História da Filosofia VI.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1393857.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda