Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Deliberação 805/2009, de 23 de Março

Partilhar:

Sumário

Adequação da Licenciatura em Ciências da Linguagem da Faculdade de Letras desta Universidade

Texto do documento

Deliberação 805/2009

Sob proposta do conselho científico da Faculdade de Letras desta Universidade e pela deliberação 64/2006 da Comissão Científica do Senado, de 20 de Março, foi aprovada a adequação da Licenciatura em Linguística a Licenciatura em Ciências da Linguagem, registada pela Direcção-Geral do Ensino Superior com o número R/B-AD-505/2006, conforme Despacho do Director-Geral, de 6 de Junho de 2006, publicado no Diário da República, 2.ª Série, n.º 120, de 23 de Junho, com o n.º 13.201/2006, com entrada em funcionamento no ano lectivo de 2006-2007 e cuja estrutura curricular e plano de estudos se publicam de seguida, de acordo com o n.º 6 do referido despacho.

Licenciatura em Ciências da Linguagem

Na forma agora proposta, a área científica até aqui designada Linguística passa a ter a designação Ciências da Linguagem. Dentro desta área, dois perfis alternativos são possíveis: (i) Linguística e (ii) Comunicação em Língua Portuguesa. O perfil em Linguística tem a investigação e o ensino especializado como objectivos principais e visa essencialmente preparar estudantes para especializações pós-graduadas que os habilitem para a investigação e o ensino em Linguística. O perfil em Comunicação em Língua Portuguesa visa a aplicação de uma forte componente linguística e cultural à promoção e defesa do uso da língua portuguesa, tanto no plano individual como colectivo, pelo que visa formar cidadãos qualificados para desempenhos profissionais exigindo a capacidade de seleccionar, integrar e avaliar informação escrita e oral, de a comunicar sintética e criticamente e de a processar digitalmente. Para isso, com recurso a instrumentos de análise linguística apropriados, concentra-se na descrição da língua portuguesa e nas modalidades da sua utilização tanto como meio de comunicação como de percepção da realidade cultural e social envolvente.

24 de Fevereiro de 2009. - A Vice-Reitora, Inês Duarte.

ANEXO

1 - Estrutura Curricular

1 - Estabelecimento de Ensino: Universidade de Lisboa

2 - Unidade orgânica: Faculdade de Letras

3 - Curso: Ciências da Linguagem

4 - Grau de licenciado

5 - Área científica predominante do curso: Linguística no Perfil em Linguística e Língua Portuguesa no Perfil em Comunicação em Língua Portuguesa

6 - Número de créditos, segundo o sistema europeu de transferência e acumulação de créditos, necessário à obtenção do grau: 180

7 - Duração normal do curso: 6 semestres

8 - Opções, ramos, ou outras formas de organização de percursos alternativos em que o curso se estruture: Perfil em Linguística; Perfil em Comunicação em Língua Portuguesa

9 - Áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau ou diploma:

Perfil em Linguística

(ver documento original)

10 - Observações:

1) Os alunos poderão realizar até um máximo de 24 créditos em línguas estrangeiras como opção livre (além dos 12 créditos de língua estrangeira obrigatórios).

2) Os alunos não poderão escolher como opção as seguintes disciplinas de Língua Portuguesa do perfil de Comunicação em Língua Portuguesa (por estas envolverem sobreposição de conteúdos com disciplinas obrigatórias do perfil em Linguística): Estrutura Sonora do Português; Estrutura das Palavras em Português; Estrutura Lexical do Português; Estrutura das Frases em Português; Ordem de Palavras e Significação; Sistemas de Significação do Português; Tipologia e Estrutura dos Textos; Língua Portuguesa no Espaço; Língua Portuguesa no Tempo; Linguagem e Comunicação; Língua Portuguesa em Contexto.

Perfil em Comunicação em Língua Portuguesa

(ver documento original)

10 - Observações:

1) Os alunos poderão realizar até um máximo de 24 créditos em línguas estrangeiras como opção livre (além dos 12 créditos de língua estrangeira obrigatórios).

2) Os alunos não poderão escolher como opção as seguintes disciplinas do perfil de Linguística (por estas envolverem sobreposição de conteúdos com disciplinas obrigatórias da Licenciatura em Ciências da Linguagem - perfil Comunicação em Língua Portuguesa: Dialectologia; Fonética; Fonologia; História da Língua Portuguesa; Introdução ao Estudo da Linguagem Humana; Lexicologia; Linguística do Texto; Morfologia; Semântica; Sintaxe I; Sintaxe II; Sintaxe III; Pragmática.

2 - Plano de Estudos

Universidade de Lisboa

Faculdade de Letras

Licenciatura em Ciências da Linguagem

Área científica predominante do Perfil em Linguística: Linguística

Perfil em Linguística

QUADRO

(ver documento original)

Área científica predominante do Perfil em Comunicação em Língua Portuguesa: Língua Portuguesa

Perfil em Comunicação em Língua Portuguesa

QUADRO

(ver documento original)

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1393500.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda