Por despacho do Secretário-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros de 16 de Janeiro de 2009, nomeando em comissão de serviço, o Dr. Adolfo Louro Alves, técnico superior do mapa de Pessoal do Ministério dos Negócios Estrangeiros, para o cargo de coordenador do Gabinete de Emergência Consular da Direcção de Serviços de Administração e Protecção Consulares da Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas do Ministério dos Negócios Estrangeiros, na sequência de concurso aberto por aviso publicado no Diário da República n.º 159, 2.ª série de 19 de Agosto de 2008, cuja lista de classificação final foi homologada pelo Director-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas em 26 de Novembro de 2008.
O trabalhador é nomeado para o exercício do referido cargo por possuir reconhecida aptidão e experiência profissional adequada, conforme curriculum vitae, em anexo.
Curriculum Vitae
Síntese biográfica
Louro Alves (Adolfo) nasceu a 7 de Março de 1945, em Vila Garcia, Trancoso.
Licenciado em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Johann W. Goehte de Frankfut,/Main, Alemanha Federal (equivalência pela Universidade Nova de Lisboa).
Actividades profissionais:
Entre 1963 e 1972, na Chancelaria da Embaixada do Brasil em Bona, Alemanha Federal, nos sectores de contabilidade, comercial e cultural.
Entre 1972 e 1976 no Consulado de Portugal em Neuss/Rhein, Alemanha Federal.
Entre 1976 e 1993 foi Chefe dos Serviços Sociais no Consulado-Geral de Portugal em Frankfurt, destacado na Embaixada de Portugal em Bona, de 1976 a 1978, onde foi responsável pelo apoio às Associações de portuguesas na Alemanha.
Entre 1993 e 1995 na Siemens S. A. em Lisboa, como Co-responsável do seu Centro de Formação profissional; Coordenador do Centro de Formação Profissional e Desenvolvimento Regional de Trancoso e posteriormente Monitor no Gabinete Português de Estudos Humanísticos, em Lisboa - formação pedagógica de formadores no domínio das línguas estrangeiras de intervenção comunitária - (de alemão).
Técnico Superior de 1.ª classe do Quadro I do Ministério dos Negócios Estrangeiros, em 8 de Junho de 2005; na Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas desde 23 de Maio de 1996.
Entre Setembro de 2003 e Maio de 2005, coordenou o grupo de trabalho para aplicação do Acordo sobre Contratação Recíproca, celebrado entre Portugal e o Brasil, em articulação com a Inspecção - Geral do Trabalho e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
Entre 9 de Maio de 2005 e 8 Maio de 2007, foi Subdirector-Geral do Gabinete para os Assuntos Europeus e Relações Internacionais no Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.
Desde 9 de Maio de 2007, exerce, em comissão de serviço, as funções de Chefe de Divisão do Gabinete de Emergência Consular, da Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, nomeado por despacho do Secretário-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
30 de Janeiro de 2009. - O Director, Francisco Guerra Tavares.