Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 14375/2012, de 6 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Alterações no plano de estudos do Ciclo Básico de Medicina

Texto do documento

Despacho 14375/2012

A Universidade da Madeira (UMa), ao abrigo do convénio de cooperação com a Universidade de Lisboa (UL), de 31 de maio de 2004, e do Protocolo de cooperação entre a Faculdade de Medicina da Universidade da Lisboa (FMUL) e a UMa, também de 31 de maio de 2004, para o ensino do ciclo básico do curso de licenciatura em medicina na Região Autónoma da Madeira, oferece os quatro primeiros semestres do atual plano de estudos do Mestrado Integrado de Medicina (MIM) da FMUL, adiante designado por Ciclo Básico de Medicina.

O Mestrado Integrado de Medicina da FMUL encontra-se registado pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) com o n.º R/B-AD-861/2007, e a sua estrutura curricular e plano de estudos foram publicados na deliberação 829/2009, no Diário da República, de 24 de março e alterados pelo Despacho publicado no Diário da República, de 30 de março, com o n.º 5755/2010.

Recentemente a UL constatou a necessidade de proceder a ajustamentos curriculares no MIM, tendo a alteração sido publicada através do Despacho 11338/2012, no Diário da República, de 21 de agosto, após comunicação prévia pela UL à DGES a 10 de agosto. A referida alteração foi posteriormente retificada através da Declaração de retificação n.º 1119/2012, publicada no Diário da República, de 4 de setembro.

Na sequência das alterações acima identificadas, da comunicação prévia efetuada no dia 26 de outubro de 2012 à Direção-Geral do Ensino Superior, através do ofício n.º 1548, e respeitando o estabelecido no artigo 4.º do regulamento anexo à Deliberação 1102/2004, publicada no Diário da República, a 27 de agosto, a Universidade da Madeira procede às alterações correspondentes no plano de estudos do Ciclo Básico de Medicina, apresentadas em anexo, que, em conformidade com a Faculdade de Medicina da UL, entram em funcionamento a partir do ano letivo de 2012/2013.

29 de outubro de 2012. - O Reitor, José Manuel Nunes Castanheira.

ANEXO

Ciclo Básico de Medicina

Estrutura curricular

1 - Estabelecimento de Ensino: Universidade da Madeira.

2 - Unidade orgânica: Centro de Competências de Ciências da Vida.

3 - Curso: Ciclo Básico de Medicina.

4 - Área científica predominante: Ciências Médicas.

5 - Número de créditos, segundo o sistema europeu de transferência e acumulação de créditos, aplicáveis aos 4 primeiros semestres: 120.

6 - Observações:

a) Os alunos ingressam na Faculdade de Medicina da UL quando reúnem as condições para se inscreverem no 3.º ano do Mestrado Integrado em Medicina da FMUL.

b) Em termos de créditos optativos, cada aluno terá que perfazer, durante o 2.º ano curricular, pelo menos 3 créditos, de entre o leque disponibilizado no Tronco Opcional (quadro do Tronco Opcional) ou através do reconhecimento de formações anteriores; as unidades curriculares acima referidas, a funcionar em cada ano letivo podem ser alteradas anualmente, por decisão do Diretor de Curso do Ciclo Básico do Mestrado Integrado em Medicina, da Universidade da Madeira.

c) Os créditos associados a cada um dos tipos de atividades do Núcleo Curricular Optativo poderá conduzir a que, por semestre e no 2.º ano curricular, o aluno possa obter, caso assim o entenda, um maior número de ECTS do que os exigidos no plano de estudos, de acordo com as opções que selecione e escolha.

d) Os estágios de Iniciação Pedagógica e de Investigação podem ser realizados nas várias áreas disciplinares constantes do Curso Básico de Medicina, sendo definidos, no início do ano letivo, pelo Diretor de Curso, com base na informação fornecida pelos docentes responsáveis por cada estágio e com o conhecimento da Faculdade de Medicina da UL.

e) Algumas das atividades do tronco opcional poderão ser realizadas nas Instituições Afiliadas da Universidade da Madeira, sendo a sua realização identificada com a designação da Instituição.

f) As normas particulares de funcionamento ficarão definidas no Regulamento do Curso.

Plano de Estudos

1.º ano

QUADRO N.º 1

(ver documento original)

2.º ano

QUADRO N.º 2

(ver documento original)

2.º ano - Plano de estudos, Tronco opcional do 2.º Ano

QUADRO N.º 3

(ver documento original)

206497176

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1360726.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda