Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 335/2012, de 6 de Julho

Partilhar:

Sumário

Louva o major de infantaria Paulo Alexandre das Neves Rodrigues Dias

Texto do documento

Louvor 335/2012

Louvo o Major de Infantaria, NIM 12255288, Paulo Alexandre das Neves Rodrigues Dias, pelas excecionais qualidades e virtudes militares, pessoais e profissionais evidenciadas no desempenho das funções de Staff Officer (Operations) do Operations Branch, no Joint Analysis and Lessons Learned Centre (JALLC) durante três anos.

Militar extremamente leal e disciplinado, possuidor de excelente comportamento moral, elevado espírito de obediência e aptidão para bem servir nas diferentes circunstâncias, que cultiva em elevado grau o espírito de camaradagem e que soube desenvolver fortes laços de amizade e confiança com todos os que com ele tiveram privilégio de privar, tornando-se assim merecedor da estima e consideração dos seus camaradas e granjeando-lhe o respeito e admiração dos seus superiores hierárquicos.

Mercê de excelentes conhecimentos técnico-profissionais, cedo revelou elevada competência e extraordinário desempenho, no desenvolvimento das inúmeras tarefas que lhe foram atribuídas neste Centro. No domínio dos Projetos de Análise, pelos quais o seu Branch era responsável, além de participar como analista militar no estudo "ACO Intelligence Structures and Processes", é de realçar o apoio técnico de diversas equipas de projeto nomeadamente, na revisão doutrinária e documental, na preparação de documentação para as reuniões de acompanhamento, no controlo orçamental e da sua programação, além de múltiplas outras atividades inopinadas, contribuindo assim de forma direta e indireta para o seu sucesso.

Tendo-lhe sido atribuída a responsabilidade pelo apoio à preparação e acompanhamento dos destacamentos do staff multinacional do JALLC para os Teatros de Operações, com especial relevância para a ISAF, mercê de uma grande capacidade de organização e planeamento cuidadoso, conseguiu assegurar o transporte de pessoal e materiais da forma mais ajustada quer às solicitações quer ao ambiente de segurança de cada momento, a recolha e tratamento de relevante informação sobre a situação tática e a sua transmissão ao pessoal que dela necessitava, assim como a permanente ligação e apoio ao Representante Permanente do JALLC na ISAF.

Na sua qualidade de oficial de Estado-Maior foi-lhe regularmente solicitada a análise e a elaboração de propostas para diversos STANAGs, Diretivas, Handbooks e demais documentos NATO, atividade em que mais uma vez manifestou a excelência da sua formação militar e competência profissional.

Tendo-lhe ainda sido atribuída a representação do JALLC no NATO Urban Operations Working Group e delegado do JALLC para o NATO C-IED e Hybrid Threats, atividades em que se empenhou, como sempre nos habituou, com grande dinamismo e inteligência, mesmo que com sacrifício pessoal.

Nomeado, após oferecimento, como Representante Permanente do JALLC na ISAF entre Maio e Setembro 2011, o Major Rodrigues Dias evidenciou grande disponibilidade, abnegação e espirito de sacrifício neste Teatro de Operações, no apoio à Comunidade de Lições Aprendidas da ISAF, na gestão de informação, no desenvolvimento dos processos dos HQ ISAF e HQ IJC e na preparação e participação nos "Morning Stand-Up brief" do COMISAF e outras reuniões de trabalho do HQ ISAF. Durante este destacamento apoiou ainda o desenvolvimento do processo de Lições Aprendidas do Contingente Nacional na ISAF, incluindo a formação e o refinamento da redação de algumas Lições Identificadas, atividades desenvolvidas com elevado rigor e profissionalismo e em perfeita sintonia com as suas anteriores missões de apoio à preparação das FND em Território Nacional. Esta sua extremamente bem sucedida missão de serviço, com grande assertividade, entusiasmo e capacidade de iniciativa, foi realçada pelos HQ ISAF CJ3 e CJ37 através de um International Evaluation Report.

Pelos factos expostos e pela afirmação constante de elevados dotes de carácter que confirmam o Major Rodrigues Dias como um distinto Oficial, que contribuiu significativamente para a eficiência e cumprimento da missão do JALLC e para o prestígio de Portugal e das Forças Armadas Portuguesas na NATO, devem os serviços por si prestados serem considerados muito relevantes e de elevado mérito.

10 de maio de 2012. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

206220746

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1340360.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda