Louvo o Major de Infantaria Páraquedista NIM 14944391, Óscar Manuel Verdelho Fontoura pela forma altamente honrosa e brilhante, elevada competência profissional e sentido de missão, revelados ao longo da comissão de serviço militar no Teatro de Operações do Afeganistão, nas funções de G5 e G7 Mentor da Operational, Mentoring and Liaison Team da Kabul Capital Division (OMLT D), na International Security Assistance Force, evidenciando dotes e virtudes de natureza extraordinária.
Nas funções de G5 Mentor, destacou-se pela sua participação em várias reuniões no âmbito da segurança da Província de Kabul e na elaboração dos Planos de Patrulhas Combinadas entre as forças da ISAF e do Afghan National Army, onde demonstrou um elevado sentido de responsabilidade e profissionalismo na forma correta e pormenorizada como coadjuvou o G5 da Divisão e como apoiou e supervisou o planeamento das operações futuras. No exercício das suas funções regista-se a sua participação no Commanders Unit Assessment Tool, onde foi responsável pela coordenação dos assessments das várias subunidades da Divisão e os apresentou e debateu no ISAF Joint Command.
No âmbito das funções de G7 Mentor, evidenciou elevada motivação, empenhamento e competência técnico-profissional, contribuindo decisivamente para o sucesso do Plano Adicional de Treino da Divisão, planeado e conduzido pelos mentores Portugueses, o qual terminou com a execução de um exercício CPX ao nível da Divisão. Evidenciou sempre conhecimentos profundos da doutrina militar, destacadas qualidades de planeamento e de organização a par duma permanente disponibilidade, essenciais ao cumprimento eficiente, eficaz e oportuno das ações e diretivas superiormente cometidas, que cumpriu com esclarecido e excecional zelo e dos quais resultou prestígio para o Contingente e para as Forças Armadas Portuguesas.
Pela ação desenvolvida e pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, lealdade e abnegação, revelando excecionais qualidades e virtudes militares, o Major Verdelho Fontoura é merecedor de público reconhecimento, por ter desempenhado uma ação de mentoria notável, da qual resultou honra e lustre para a Instituição Militar e para Portugal.
10 de janeiro de 2012. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, General.
205918285