Louvo o Sargento-Mor, 12730281, José Eduardo Santos Pereira, pela forma extraordinária, exemplar, digna, eficiente, voluntariosa e profissional como desempenhou todas as funções que lhe foram atribuídas, ao longo de mais de cinco anos, no Núcleo de Informática do Instituto da Defesa Nacional.
Tendo exercido funções na área do apoio ao utilizador, da programação e bases de dados, desempenhou exclusivamente as funções de programador durante os três últimos anos, sendo o garante da programação da página da internet e do seu desenvolvimento, durante as suas variadas fases, até à atualidade. Empenhado na renovação e desenvolvimento da intranet do IDN, o SMor Pereira estudou e implementou a que está atualmente em funcionamento. Também foi o primeiro responsável a nível da programação da Plataforma de Formação do IDN, área que, de uma forma autodidata, reservou para si e desenvolveu de uma forma exemplar. Sempre evidenciou grande disponibilidade e excelente capacidade de organização, tendo realizado trabalho de reconhecida valia, fruto da sua inquestionável capacidade de adaptação, polivalência, espírito de sacrifício e iniciativa, dedicando-se de forma inexcedível ao cumprimento da missão, muitas vezes durante a noite e mesmo durante o seu período de férias.
Como militar, da apreciação da sua longa e prestigiante carreira, é notória a sua grande dedicação ao serviço, em todas as circunstâncias e locais onde serviu, bem como uma afirmação constante de elevados dotes de caráter e da sua elevada competência técnico-profissional, patenteando sempre um superior sentido do dever e alto espírito de missão.
Das suas qualidades pessoais e profissionais, destacam-se ainda, uma conduta irrepreensível, abnegação, inexcedível correção, lealdade e inequívoca retidão, as quais lhe granjearam o respeito dos seus superiores e inferiores hierárquicos e a admiração dos seus pares.
No momento em que termina a sua missão no Instituto da Defesa Nacional e passa à situação de reserva, o Sargento-Mor José Pereira é merecedor de ser evidenciado nas suas excecionais qualidades e virtudes militares, que sempre patenteou, e lhe ser concedido o reconhecimento público, qualificando como relevantes e de elevado mérito os serviços por si prestados e um contributo muito significativo para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão deste Instituto.
17 de fevereiro de 2012. - O Diretor-Geral, Vítor Daniel Rodrigues Viana.
205927243