Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 53/2012, de 23 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Concessão da Medalha da Defesa Nacional, de 1.ª classe, ao Coronel ENGAED Vítor Paulo da Rocha Marques

Texto do documento

Portaria 53/2012

Louvo o Coronel ENGAED NIP 063577-E, Vítor Paulo da Rocha Marques pela forma extraordinariamente competente em como desempenhou, nos últimos quatro anos, todas as funções e tarefas que lhe foram cometidas na extinta Direção-Geral de Infraestruturas (DGIE) e, nos últimos vinte meses, na Direção-Geral de Armamento e Infraestruturas de Defesa (DGAIED).

Desempenhando inicialmente as funções de Diretor de Serviços de Infraestruturas e Comunicações (DSIEC) da ex-DGIE, o Coronel Vítor Marques assegurou o desenvolvimento e concretização de projetos de diversa natureza relacionados com as Infraestruturas NATO localizadas em território nacional e com infraestruturas de comunicações de implementação nacional, mas também resultantes de exigências internacionais, desde logo evidenciando elevada capacidade de direção e de coordenação, que aliou a uma grande disponibilidade pelo serviço.

Para além das atividades inerentes às responsabilidades próprias da sua Direção de Serviços e apesar da limitação de recursos humanos, foi ainda a DSIEC chamada a realizar tarefas que não seriam da sua competência, das quais se salientam o apoio à elaboração do Caderno de Encargos do Concurso para a Concessão da Exploração Hoteleira do Quartel da Graça, em Lisboa, projeto de particular sensibilidade e complexidade e o projeto de reconstrução de parte da muralha do Forte de S. Sebastião, na Ilha Terceira.

O elevado espírito de missão, dedicação e a sua experiência e capacidade de liderança ficaram bem evidentes e foram determinantes para o cumprimento da missão da sua direção de serviços. Com a fusão da DGIE com a Direção-Geral de Armamento e Equipamentos de Defesa (DGAED) no início de 2010, o Coronel Vítor Marques assumiu a chefia da Direção de Serviços de Infraestruturas e Património (DSIEP), onde se integraram uma parte muito significativa das competências da extinta DGIE.

Numa fase de reestruturação, envolvendo a alteração de competências e de processos a par de uma redução de efetivos, o seu trabalho e a sua disponibilidade foram bem evidenciados na intenção manifesta de contribuir para minimizar o impacto do ajustamento funcional, tendo-se tornado, por este facto, num excelente colaborador da Direção.

Com a estabilização do processo de fusão, veio a DSIEP a ver-se reduzida nos seus efetivos, por saídas de pessoal, entre os quais os seus dirigentes intermédios de segundo grau. Este facto veio introduzir uma complexidade acrescida ao desempenho das funções de diretor de serviços, que o Coronel Vítor Marques superiormente ultrapassou fruto de uma enorme disponibilidade pessoal, de uma grande capacidade de estudo e de análise e de uma excelente relação interpessoal.

Oficial correto e aprumado, muito ponderado, de uma sólida formação humana, militar e profissional, revelou possuir elevados dotes de carácter, espírito de obediência, praticando em elevado grau a virtude da lealdade no exercício das suas funções, demonstrando capacidade para a assunção de postos de maior risco, superiormente reconhecida pela sua nomeação para a frequência do Curso de Promoção a Oficial General (CPOG) 2011-2012.

Pela sua notável conduta e profissionalismo, pelas manifestas qualidades pessoais e pela extrema dedicação, disponibilidade e competência demonstradas no desempenho das suas funções, o Coronel Vítor Marques contribuiu de forma significativa para a eficiência e o cumprimento da missão da ex-DGIE e da DGAIED e, consequentemente, do Ministério da Defesa Nacional, sendo de inteira justiça dar público realce aos serviços por si prestados e classificá-los como extraordinários, relevantes e de muito elevado mérito.

Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 3 do artigo 34.º e atento o disposto nos artigos 25.º, 26.º e na alínea a) do n.º 1 do artigo 27.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a Medalha da Defesa Nacional de 1.ª classe, ao Coronel ENGAED NIP 063577-E, Vítor Paulo da Rocha Marques.

9 de dezembro de 2011. - O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Correia de Aguiar-Branco.

205609586

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1311428.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda