Ao cessar as suas funções como diretora-geral da Direção-Geral da Política de Justiça (DGPJ) não posso deixar de louvar publicamente a Sr.ª Dr.ª Ana Margarida Serpa Soares Menino Vargas pelo inexcedível profissionalismo e grande competência com que desempenhou as funções inerentes ao elevado cargo que ocupou.
Funcionária parlamentar desde 1991, a Dr.ª Ana Vargas colocou em mais esta missão a sua larga experiência ao serviço da causa pública, pautando a sua atuação profissional, sempre e em todas as circunstâncias, em função do interesse comum e em prol da dignificação da DGPJ.
A par das suas valiosas qualidades humanas, de que destaco a integridade, a solidariedade, a lealdade, a discrição e o altruísmo, a Dr.ª Ana Vargas, enquanto alta dirigente da administração pública e num momento de particular dificuldade para o país, revelou uma capacidade ímpar, tantas vezes em situações de grande pressão, para motivar, para orientar e para dirigir.
A sua visão esclarecida e a firmeza dos seus juízos proporcionaram, em cada momento do exercício das suas funções, uma preciosa colaboração, sempre orientada pelo interesse público que tão meritoriamente serviu.
São-lhe, por isso, devidos público agradecimento e louvor.
4 de janeiro de 2012. - A Ministra da Justiça, Paula Maria von Hafe Teixeira da Cruz.
205724087