A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 102/83, de 29 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Inclui na lista dos sectores de 1ª prioridade (P2=10] constante do anexo III do Decreto-Lei nº 194/80 de 19 de Junho, a actividade de degerminação de milho, destinado à incorporação em alimentos compostos para animais.

Texto do documento

Portaria 102/83
de 29 de Janeiro
Atendendo às características do respectivo processo tecnológico, a degerminação de milho, encarada como operação prévia à incorporação racional de milho em alimentos compostos para animais, é enquadrada na classe 3116 da Classificação das Actividades Económicas por Ramos de Actividade (CAE) - Revisão 1 de 1973, embora nela não se encontre expressamente referida.

As actividades incluídas nesta classe foram consideradas como não prioritárias para efeitos da aplicação do Decreto-Lei 194/80, de 19 de Junho (SIII), por razões a que não é alheia a situação de sobredimensionamento existente ao nível dos sectores de moagem de farinhas e descasque de arroz.

Verifica-se, contudo, que a degerminação de milho tem vindo a revelar-se, a nível internacional, como altamente vantajosa, embora em Portugal somente agora tenha começado a suscitar interesse por parte dos industriais.

Se atendermos à forte dependência externa do nosso país em cereais e oleaginosas, e numa perspectiva de maximização do aproveitamento dos recursos disponíveis, apresenta-se esta actividade como de relevante interesse para a economia nacional, quer pelos efeitos directos ao nível das trocas externas (que se traduzem em apreciável poupança de divisas), quer pelos efeitos induzidos nas actividades a jusante (extracção de óleos vegetais e fabrico de alimentos compostos para animais).

Neste caso específico não se verifica o sobredimensionaniento atrás referido, devendo ainda ter-se em conta as vantagens que para a economia nacional podem advir da incentivação desta actividade.

Nestes termos, ao abrigo do n.º 1 do artigo 47.º do Decreto-Lei 194/80, de 19 de Junho:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro da Indústria, Energia e Exportação, que a actividade de degerminação de milho, destinado à incorporação em alimentos compostos para animais, deve ser incluída na lista dos sectores de 1.ª prioridade (P(índice 2) = 10), constante do anexo III do Decreto-Lei 194/80, de 19 de Junho.

Ministério da Indústria, Energia e Exportação, 19 de Janeiro de 1983. - O Ministro da Indústria, Energia e Exportação, Ricardo Manuel Simões Bayão Horta.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/129835.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1980-06-19 - Decreto-Lei 194/80 - Ministério das Finanças e do Plano - Secretaria de Estado do Planeamento

    Cria o Sistema Integrado de Incentivos ao Investimento.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda