Louvo os militares da Marinha que, a bordo do N.R.P. "Vasco da Gama", de 13 de Abril a 13 de Agosto de 2011, integraram a Força Naval da União Europeia EUNAVFOR-Somália, no âmbito da Operação "ATALANTA", pela forma extraordinariamente empenhada como cumpriram a missão que lhes foi atribuída e pelo sucesso alcançado, na protecção do tráfego marítimo que atravessa o Golfo de Áden e a bacia da Somália, em particular os navios fretados pelas Nações Unidas no âmbito do Programa Alimentar Mundial (WFP), bem como na prevenção e detenção dos actos de pirataria ou assaltos a navios nessa área.
Durante um período de 112 dias, a fragata "Vasco da Gama", integrando como meios orgânicos, um destacamento com helicóptero e uma equipa de abordagem, desempenhou, ainda, as funções de navio-almirante da Força Tarefa 465, tendo a sua guarnição revelado uma elevada disciplina, espírito de missão e forte empenhamento na criação e manutenção das condições necessárias ao Comandante da Força e ao respectivo estado-maior embarcado, para a prossecução das tarefas atribuídas.
Da intensa actividade desenvolvida, contabilizando 87 dias no mar, durante os quais foram realizadas múltiplas tarefas, designadamente, de escolta a navios de apoio logístico à Operação de Apoio à Paz da União Africana na Somália (AMISOM), de patrulhas no "Corredor de Trânsito Internacional Recomendado" (IRTC) no Golfo de Áden e missões de reconhecimento e de recolha de informações junto da costa da Somália, merecem especial destaque as sete acções de abordagem e inspecção a navios suspeitos e duas acções de disrupção a embarcações piratas, uma "dhow", na costa da Somália e uma "skiff" no IRTC, das quais resultaram a captura de armas, de munições e de diverso equipamento.
Os excelentes resultados alcançados só foram possíveis através da capacidade manifestada pelos militares da "Vasco da Gama" para ultrapassar todas as dificuldades inerentes à Missão, nomeadamente, as que decorrem das exigentes características específicas daquela área de operações, cumprindo as suas tarefas com elevado profissionalismo e competência técnica, contribuindo, de forma significativa, para a ajuda humanitária a cerca de dois milhões de Somalis, e para o combate efectivo à pirataria na região.
Pelas razões acima expressas, pelo inestimável contributo prestado à missão da União Europeia no Índico, muito dignificando e prestigiando as Forças Armadas Portuguesas e elevando o nome de Portugal no plano externo, é meu dever reconhecer, publicamente, o orgulho institucional pelo trabalho desenvolvido do qual resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para a Pátria.
29 de Setembro de 2011. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.
ANEXO
Relação dos militares da Marinha que, a bordo do N. R. P. "Vasco da Gama", integraram a Força Naval da União Europeia EUNAVFOR-Somália, no âmbito da Operação "ATALANTA".
(ver documento original)
205376151