A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 1893/2011, de 21 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Louva o capitão-de-fragata fuzileiro Rogério Paulo Figueira Martins de Brito

Texto do documento

Louvor 1893/2011

Louvo o Capitão-de-fragata Fuzileiro, NII 22286, Rogério Paulo Figueira Martins de Brito pela forma brilhante como desempenhou as suas funções de TB/23 Staff Officer Expeditionary Operations durante os 40 meses da sua comissão no Combined Joint Operations from the Sea Centre of Excellence (CJOS COE), onde assumiu importantes responsabilidades das quais resultaram um significativo e duradouro contributo em variadíssimos assuntos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Militar dotado de uma extraordinária capacidade de trabalho revelou sempre um elevado desempenho, tendo representado o CJOS COE em múltiplas tarefas das quais se destacam: a "3.ª Maritime Security Conference", realizada em Lisboa, enquanto Oficial de ligação com as autoridades Portuguesas (EMGFA), em Maio de 2010; os NATO Amphibious Operations Working Group conduzidos em Bruxelas pelo NATO Standardization Agency (NSA); a conferência anual "Alligator Conference" organizada pelo Strike Force NATO na qual apresentou vários estudos e promoveu a divulgação do Centro entre vários países participantes; o Maritime Force Protection Ad Hoc Panel, em Lisboa; Esteve ainda presente nas NATO "Expeditionary Operations Conferences" e nas séries Americanas do "Expeditionary Warrior Wargame e Expeditionary Warfare Conferences". O seu contributo no desenvolvimento da doutrina anfíbia, na elaboração de documentos e estudos realizados no âmbito do POW do CJOS COE e as suas importantes intervenções, foram objecto de várias referências elogiosas das quais se destaca a "Letter of Appreciation" do Director do CJOS COE e Comandante da 2.ª Esquadra Norte-Americana.

De realçar também a sua participação em diversos exercícios, tais como: a série de exercícios "Bold Alligator" (BA), o maior exercício anfíbio conduzido na Costa Leste dos Estados Unidos desde 2001 (ao nível de Brigada) colaborando e participando na integração de forças de coligação, nomeadamente de capacidades anfíbias europeias (Amphibious European Initiative) e outras provenientes de várias partes do globo, nomeadamente, Canada, Austrália, Nova Zelândia e Singapura; o "Composite Unit Training Exercise 0901", a bordo do USS Bataan (LHD), o segundo de três exercícios navais de preparação daquele Expeditionary Strike Group para "deployment"; Esteve ainda envolvido em três exercícios da série "Purple Lightening" e "Purple Solace" no Joint Force Staff College, apoiando e mentorando os alunos sobre aspectos de integração de forças de coligação em operações "Humanitarian Assistance and Disaster Relieve" conduzidas por forças Norte-Americanas e demais agências humanitárias e não-governamentais. O seu papel participativo, crítico e académico mereceram por parte do BGEN Smoot Jr, Comandante daquela instituição de ensino, várias cartas de agradecimento.

Para além do que foi mencionado anteriormente, dedicou ainda muito do seu tempo às tarefas que envolvem a comunidade militar portuguesa em Norfolk, com a sua prestimosa e sempre notável presença, na construção dos "Float" que representaram Portugal nos tradicionais "Azalea Festival" e "NATO Parade" de 2008 a 2011 inclusive, com as réplicas da Torre de Belém e da Nau S. Gabriel, tendo as mesmas, sido agraciadas pelo "Mayor" de Norfolk com vários troféus, contribuindo em muito para a divulgação da História de Portugal. Foi ainda o "Military Advice /Sponsor" ao "Estudante Embaixador" que representou Portugal no "2011 Model NATO Challenge" de Fevereiro a Março de 2011, bem como o "Mentor" do "Jovem Embaixador de Portugal", de Novembro de 2010 a Maio de 2011, o qual participou no "NATO Parade 2011".

Pelas extraordinárias qualidades pessoais e profissionais demonstradas, das quais resultou o seu elevado desempenho, é o Capitão-de-fragata Martins de Brito justo merecedor deste publico louvor e que os serviços por si prestados sejam considerados relevantes, extraordinários e distintos, por terem contribuído para o prestígio das Forças Armadas e de Portugal.

04 de Outubro de 2011. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

205358097

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1290453.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda