A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 9214/2011, de 22 de Julho

Partilhar:

Sumário

Aprova a criação do curso de formação especializada em Gestão e Administração Escolar

Texto do documento

Despacho 9214/2011

Nos termos do artigo 39.º do Decreto-Lei 74/06, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei 107/08, de 25 de Junho, e da alínea a) do n.º 2 do artigo 12.º dos Estatutos do Instituto Superior Bissaya Barreto, publicados pelo Aviso 15634/2009 no Diário da República n.º 172, 2.ª S, de 4 de Setembro, com as alterações que lhe foram introduzidas pelo Aviso 20156/2009, publicado no Diário da República, n.º 216, 2.ª série, de 6 de Novembro, a Fundação Bissaya Barreto, entidade instituidora do Instituto Superior Bissaya Barreto (ISBB), aprovou a criação do curso de Formação Especializada em Gestão e Administração Escolar, sob proposta do Instituto Superior Bissaya Barreto, que mereceu parecer favorável do Conselho Científico, em reunião de 13 de Julho de 2011, com a caracterização que abaixo se indica.

Com a publicação do presente despacho considera-se revogado o Despacho 12200 /2010, publicado no DR, n.º 145, 2.ª série, de 28 de Julho.

Artigo 1.º

Objectivos

O curso de Formação Especializada em Gestão e Administração Escolar, a ministrar pelo ISBB, visa, através do aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos sobre direito, sobre os processos de mudança e inovação da gestão estratégica, financeira e de recursos humanos, sobre o sistema educativo e sobre as novas tecnologias de informação, desenvolver competências profissionais adequadas ao desempenho dessa funções na escola, promovendo a qualidade de funcionamento das estruturas educacionais.

Artigo 2.º

Condições de Acesso

Podem candidatar-se a este curso os educadores de infância, professores do ensino básico e professores do ensino secundário profissionalizados que, à data de admissão, tenham, pelo menos, cinco anos de serviço docente.

Artigo 3.º

Vagas

O número de vagas é anualmente fixado e divulgado no site do ISBB.

Artigo 4.º

Candidatura

1 - A candidatura é feita em impresso próprio, disponível nos Serviços Académicos do ISBB, acompanhado dos seguintes documentos:

a) Curriculum vitæ resumido (máximo de 3 páginas A4);

b) Documentos comprovativos dos elementos constantes do curriculum vitæ;

c) Fotocópia do Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão;

d) Fotocópia do Número de Identificação Fiscal;

e) Duas fotografias actualizadas.

2 - A não apresentação, no prazo de candidatura divulgado no site do ISBB, dos documentos exigidos é motivo de exclusão do concurso.

Artigo 5.º

Selecção e seriação dos candidatos

A selecção e seriação dos candidatos obedecem a regras definidas em Regulamento próprio, aprovado pelo Conselho Científico do ISBB.

Artigo 6.º

Regime de frequência e avaliação

1 - O curso tem regime de frequência presencial, sendo obrigatória a presença dos formandos em, pelo menos, 75 % das horas de contacto de cada unidade curricular.

2 - O regime de avaliação em cada unidade curricular é definido pelo respectivo docente.

3 - A classificação em cada unidade curricular e a classificação final do curso são expressas no intervalo de 0 a 20 valores da escala numérica inteira de 0 a 20.

4 - Consideram-se aprovados numa unidade curricular os formandos que, na avaliação para ela definida, obtenham uma classificação mínima de 10 valores.

5 - A classificação final do curso (CF) é o resultado de uma média ponderada, arredondada às unidades, assim calculada: CF = (A + 2B) / 3, em que A é a média aritmética, arredondada às unidades, das classificações obtidas no total das unidades curriculares (não incluindo a de "Metodologias de Investigação e Trabalho de Projecto") e B a classificação obtida na unidade curricular de "Metodologias de Investigação e Trabalho de Projecto".

6 - A frequência do curso com aproveitamento é atestada por um diploma emitido pelo ISBB.

Artigo 7.º

Plano curricular

1 - O curso inclui 11 unidades curriculares, a que correspondem um total de 23 ECTS (285 horas de contacto).

2 - O plano curricular do curso é o seguinte:

Curso de formação especializada em Gestão e Administração Escolar

(ver documento original)

15 de Julho de 2011. - A Directora do Instituto Superior Bissaya Barreto, Maria Luísa Ferreira Cabral dos Santos Veiga.

204925184

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1263333.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda