Louvo o Dr. Luís Filipe Melo e Faro Ramos pela forma notável e extraordinariamente competente como tem vindo a desempenhar as exigentes funções de director-geral de Política de Defesa Nacional.
A Direcção-Geral de Política de Defesa Nacional (DGPDN) é o serviço dentro do Ministério da Defesa Nacional responsável pelo estudo e assessoria no âmbito das grandes linhas de acção de política de defesa nacional, em especial no quadro estratégico das relações internacionais.
Sob a rigorosa coordenação do Dr. Luís Faro Ramos foram realizados os estudos e efectuadas as propostas adequadas às importantes transformações que decorrem das alterações estruturais da NATO. O seu importante conselho e avisada capacidade de fundamentação e decisão foram, por si só, pilares importantes no sucesso das negociações que resultaram no fortalecimento de Portugal no seio da Aliança.
O Dr. Luís Faro Ramos aplicou com enorme habilidade, flexibilidade, pragmatismo e espírito empreendedor, nunca descuidando princípios, valores e interesses fundamentais, os seus conhecimentos para levar a um patamar superior as relações externas de defesa, em estreita articulação com o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) e outros departamentos ministeriais e agências do Estado.
Da acção desenvolvida pelo Dr. Luís Faro Ramos verificou-se uma revitalização da cooperação técnico-militar, a abertura de novas frentes de cooperação bilateral estruturada no Magreb e América do Sul, com destaque para o Brasil, país com o qual se estabeleceram recentemente novas formas de relacionamento a nível bilateral e multilateral, bem como ao nível da CPLP. A componente de policy da DGPDN, particularmente relevante no que respeita à NATO, União Europeia e 5+5, saiu fortemente reforçada desde a sua nomeação.
O Dr. Luís Faro Ramos representou a Ministério da Defesa Nacional em diversas ocasiões, revelando sempre qualidades ímpares denotando um claro sentido de dever, lealdade, dedicação, competência, diplomacia e oportunidade.
Atento quanto precede, expresso o meu público reconhecimento pela forma altamente meritória como o Dr. Luís Filipe Melo e Faro Ramos tem vindo a desempenhar as suas funções, numa área estratégica para a defesa nacional, de director-geral de Política de Defesa Nacional, com inexcedível proficiência, eficácia, zelo, lealdade, elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Ministério da Defesa Nacional.
Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 3 do artigo 34.º, atento o disposto no artigo 25.º, na alínea a) do n.º 1 do artigo 26.º e no n.º 2 do artigo 27.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de Dezembro, concedo a medalha da defesa nacional de 1.ª classe ao Dr. Luís Filipe Melo e Faro Ramos.
16 de Junho de 2011. - O Ministro da Defesa Nacional, Augusto Ernesto Santos Silva.
204820329