Ao cessar funções de Primeiro-Ministro quero manifestar publicamente ao Dr. Francisco António Duarte Lopes, assessor diplomático do meu Gabinete, a minha gratidão pela forma extremamente leal, competente e dedicada como desempenhou aquelas funções ao longo destes últimos dois anos, é-me grato realçar as suas extraordinárias qualidades de diplomata, o elevado sentido de interesse nacional e a sua excelente preparação técnica e cultural.
Estas qualidades aliadas a uma extraordinária capacidade de trabalho e a uma fina sensibilidade política em muito contribuíram para a formulação da política externa e da diplomacia económica nacionais, designadamente a aproximação aos países do Mediterrâneo e do Médio Oriente, e para a eleição de Portugal para o Conselho de Segurança das Nações Unidas em 2011, bem como para a qualidade da presença do Primeiro-Ministro em grandes eventos internacionais, de que realço as Cimeiras da CPLP em Luanda, a Assembleia Geral das Nações Unidas e a Cimeira de Lisboa da OTAN.
Por tudo isto, considero ser minha obrigação exarar este público louvor ao Dr. Francisco Duarte Lopes, ao mesmo tempo que lhe exprimo o meu profundo reconhecimento pessoal.
20 de Junho de 2011. - O Primeiro-Ministro, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa.
11142011