O licenciado José Manuel de Sousa Pereira, ao longo de cerca de 37 anos de serviço público, dedicou o seu maior empenho e saber à gestão de recursos humanos e financeiros, áreas de extrema relevância no domínio da gestão pública moderna.
Desde 1991 desempenhou, ininterruptamente, no Ministério da Agricultura e no Ministério da Administração Interna, funções dirigentes de elevado grau de responsabilidade e complexidade.
A partir de 2002 tem assegurado, de forma exemplar, a direcção dos serviços de recursos humanos, financeiros e patrimoniais nos extintos Serviço Nacional de Bombeiros, Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil e, actualmente, na Autoridade Nacional de Protecção Civil.
No exercício destas funções, demonstrou vastos conhecimentos técnicos, valiosa experiência, elevado espírito de sacrifício e excepcional zelo na execução das exigentes funções numa área funcional tão sensível e de extrema relevância para o cumprimento da missão da Autoridade Nacional de Protecção Civil, tendo a sua actuação sido pautada por um alto sentido de lealdade, disponibilidade e dedicação.
Em momentos de reestruturação do sector da protecção civil, as funções desempenhadas pelo Dr. José Manuel Pereira revelaram-se cruciais, fruto de uma rigorosa execução orçamental no cumprimento dos apoios concedidos às associações humanitárias de bombeiros, na implementação do plano permanente de cooperação, na redução dos prazos médios de pagamentos e na execução financeira dos contratos de locação dos meios aéreos. Em todos estes dossiês foi determinante a superior coordenação por si realizada, o que é unanimemente reconhecido.
Salienta-se, ainda, a forma exemplar como tem representado a Autoridade Nacional de Protecção Civil no Conselho Fiscal da Escola Nacional de Bombeiros, primeiro como vogal e ultimamente como presidente.
Considerando a importância dos trabalhos desenvolvidos, impõe-se, por isso, manifestar publicamente o apreço e elogio à actividade relevante, consistente, firme e profissional que o Dr. José Manuel Pereira tem vindo a desenvolver, tendo-se revelado um valioso e essencial contributo para a acção da Autoridade Nacional de Protecção Civil, de que resultou prestígio para o Ministério da Administração Interna e para o País.
Assim:
Por proposta do presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil, e nos termos do disposto na alínea b) do n.º 1 do artigo 2.º, nos n.os 1 e 2 do artigo 3.º e no n.º 2 do artigo 4.º, todos do Regulamento de Concessão da Medalha de Mérito de Protecção e Socorro, anexo à portaria 980-A/2006 (2.ª série), de 14 de Junho, concedo ao Dr. José Manuel de Sousa Pereira, director da Unidade de Recursos Humanos e Financeiros da Autoridade Nacional de Protecção Civil, a medalha de mérito de protecção e socorro no grau prata e distintivo laranja.
6 de Junho de 2011. - O Ministro da Administração Interna, Rui Carlos Pereira.
204785792