Ao cessar funções no XVIII Governo Constitucional, quero prestar louvor público pela forma empenhada, competente e ponderada com que a licenciada Vera Lúcia de Matos Ferreira Chalaça Tavares de Almeida exerceu funções de colaboradora técnico-jurídica no meu Gabinete.
Provida de vasta formação jurídica e de elevada disponibilidade para a aquisição dos conhecimentos necessários à intervenção nas diferentes áreas de actuação, revelou-se essencial ao desempenho das competências atribuídas a este Gabinete e à boa execução do Programa do Governo.
Saliento, em particular, a colaboração prestada no âmbito da iniciativa «Diplomacia Económica Internacional», onde, numa acção conjunta dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Economia e da Secretaria de Estado da Administração Local, desempenhou de forma exemplar a função de interlocutora do Gabinete junto das autarquias e do corpo diplomático acreditado.
Merece, igualmente, destaque o trabalho desenvolvidos na área da produção legislativa e da análise jurídica, e, em especial, a concertação operada com outros gabinetes e serviços tutelados.
As suas capacidades de relacionamento e de trabalho demonstradas qualificam-na, certamente, para futuras funções de elevada responsabilidade e interesse público.
9 de Junho de 2011. - O Secretário de Estado da Administração Local, José Adelmo Gouveia Bordalo Junqueiro.
10232011