Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 219/2011, de 15 de Março

Partilhar:

Sumário

Louva o major de artilharia Eugénio António Ferrão Gil

Texto do documento

Louvor 219/2011

Louvo o Major Artilharia, NIM 15821390, Eugénio António Ferrão Gil, que na qualidade de oficial de ligação da UNIFIL durante o sério incidente que opôs o Exército Israelita e Libanês, ocorrido em El-Adeisse, junto à linha de Demarcação (Blue Line) entre Israel e o Líbano em 03 de Agosto de 2010, revelou excepcionais qualidades militares e evidenciou dotes e virtudes de natureza extraordinária, nomeadamente autocontrolo, sentido do dever, coragem, abnegação, responsabilidade e um profissionalismo invulgar.

Apesar da dificuldade da situação, demonstrou serenidade, imparcialidade, uma capacidade de julgamento e comunicação extraordinárias, fazendo um esforço notável para impedir a escalada de tensão entre as forças israelitas e libanesas. Mantendo-se sempre no local, consciente do risco e do melindre que a situação envolvia, procurando até ao limite manter a comunicação e o entendimento entre as forças israelitas e libanesas, quando finalmente se viu na impossibilidade de evitar a confrontação e a troca de fogo entre as duas partes, o Major Ferrão Gil, teve, ainda assim, o discernimento e a preocupação de transmitir as instruções pertinentes e apoiar as forças da UNIFIL que se encontravam na área a retirar e a procurar abrigo para não serem apanhadas no fogo cruzado.

Mantendo-se ele próprio abrigado junto ao local, debaixo de fogo, durante várias horas, enquanto durou o combate entre as forças israelitas e libanesas, de que resultaram mortes de parte a parte, manteve a comunicação, informando em permanência o Comando do Sector e o Quartel-General da UNIFIL do curso da situação e quando o fogo cessou, demonstrou excelentes qualidades humanas, procurando saber de imediato se todos os militares indonésios que antes se encontravam no local estavam ilesos.

A extraordinária acção enquanto oficial de ligação da UNIFIL entre as Forças Armadas Israelitas e Libanesas antes, durante e após o incidente relatado foi claramente reconhecido pelos diversos Sectores de Comando da UNIFIL tendo merecido um louvor do Comandante da UNIFIL.

Dos seus actos esclarecidos, do excepcional zelo demonstrado e da forma altamente honrosa e brilhante como cumpriu a sua missão numa situação que envolveu risco e em que demonstrou serenidade e determinação, resultou grande lustre e honra para as Forças Armadas Portuguesas. É com inteira justiça que reconheço os seus serviços como extraordinários, relevantes e distintos.

19 de Janeiro de 2011. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Valença Pinto, general.

204437912

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1233080.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda