Direcção-Geral dos Negócios Políticos, 16 de Abril de 1984. - O Director-Geral-Adjunto, João de Matos Proença.
Lisboa, 27 de Março de 1984.
A S. Ex.ª o Embaixador dos Estados Unidas da América, Sr. H. Allen Holmes, Lisboa:
Excelência:
Tenho a honra de me referir às conversações recentemente havidas entre altos funcionários dos nossos dois governos, no contexto do artigo 1.º do Acordo de Auxílio Mútuo para a Defesa entre Portugal e os Estados Unidos da América de 1951, sobre a instalação em Portugal de uma estação electro-óptica em terra para vigilância do espaço exterior (GEODSS).
Em consequência daquelas discussões, e tendo em consideração a recente conclusão satisfatória de troca de notas acerca de assuntos de defesa e ajuda dos Estados Unidos, apraz-me comunicar que o meu governo autoriza a instalação e operação de uma estação GEODSS em Portugal, localizada, em princípio, na vizinhança do marco geodésico MU.
Para a concretização deste projecto, tenho a honra de propor que sejam negociados entre o Ministério da Defesa de Portugal e o Departamento de Defesa dos Estados Unidos os arranjos técnicos relativos a este assunto.
Tenho a honra de propor que, caso o governo de V. Ex.ª concorde, esta nota, juntamente com a resposta confirmativa de V. Ex.ª, constituam um acordo entre os nossos dois governos.
Queira aceitar, Excelência, os protestos da minha mais elevada consideração.
Jaime José Matos da Gama, Ministro dos Negócios Estrangeiros.
(Ver texto em língua inglesa no documento original)