A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 123/2011, de 17 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Louva o coronel de artilharia Carlos Manuel Cordeiro Rodrigues

Texto do documento

Louvor 123/2011

Louvo o Coronel de Artilharia, NIM 16456483, Carlos Manuel Cordeiro Rodrigues pela forma altamente competente, dedicada e responsável, como, ao longo dos últimos dois anos e meio, exerceu o exigente cargo de Director do Centro de Operações do Quartel-General do Corpo de Exército de Projecção Rápida NATO - Valência, Espanha (HQ NRDC-SP).

Possuidor de conhecimentos militares técnicos distintos e de um elevado espírito de missão, demonstrado na forma como conduziu os programas de treino operacional por si planeados, conseguiu obter a sinergia necessária para tirar pleno proveito dos modernos recursos materiais e de comunicações, obtendo níveis de eficiência muito positivos, conforme o constatado em diferentes actuações e segundo os mais rigorosos critérios NATO.

A sua notável acção foi preponderante nos exercícios NOBLE LIGHT 08, STEADFAST JOINER 08, HALBERD 09, SPEARHEAD 10 e HIREX 10, em cenários próximos da realidade, com a projecção do Centro de Operações (OPSCEN), sob a sua chefia, para áreas de treino afastadas do aquartelamento, onde ficaram bem patentes os seus elevados conhecimentos profissionais na área de Estado-Maior e a sua capacidade de liderança em situações de enorme exigência, tendo contribuído para a afirmação deste QG como uma mais-valia para a NATO, tal como foi reconhecido tanto pelo comando do NRDC-SP como pelos diferentes Mentor Senior, avaliadores e observadores estranhos a este QG. A sua participação no exercício DIVEX 09, orientado para treinar e testar as capacidades da Divisão espanhola no que refere ao seu empenhamento em operações sob comando NATO, foram públicos e notórios os elogios e as referencias considerando-o como determinante no êxito alcançado.

Destaca-se ainda a forma muito profissional, competente e eficiente como se impôs na preparação, treino e execução do Ex HALBERD 09, para a certificação NATO deste QG, onde o seu papel assumia a maior preponderância e relevo no resultado final da avaliação, tendo sido considerado um elemento chave para o sucesso dos objectivos pretendidos.

Deste modo, o comando do NRDC-SP não hesitou em propor o então Coronel Cordeiro Rodrigues para liderar a Repartição de Operações do Force HQ para o período de certificação e de stand-by do European Battle Group (2.º Semestre 2010), o que confirma e atesta toda a categoria que patenteia e a confiança que em si é depositada.

Resta ainda sublinhar a sua permanente disponibilidade para colaborar nas actividades que à comunidade portuguesa dizem respeito e o mérito e a categoria como o Cor Rodrigues conseguiu construir uma sólida reputação dentro do seio desta comunidade multinacional, impondo-se à consideração e estima de todos quantos aqui servem, quer através de actividades ligadas directamente ao seu trabalho específico quer noutras no âmbito das relações intercomunidades dos diferentes Países aqui representados, elevando o nome de Portugal.

Oficial disciplinado e com coragem moral, pautando a sua conduta pelos ditames da honra e da lealdade, dotado de elevados conhecimentos e capacidade de organização e liderança, demonstra nas diversas circunstâncias estar especialmente dotado para actuar em ambiente multinacional e de elevada pressão e ser digno de ocupar postos de maior responsabilidade e risco.

Pelo conjunto de qualidades militares realçadas, torna-se particularmente grato e correcto qualificar os serviços prestados pelo Coronel Cordeiro Rodrigues como extraordinários, relevantes e distintos, dos quais resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para o País.

20 de Dezembro de 2010. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Valença Pinto, general.

204333373

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1226602.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda