Louvo o Tenente Técnico de Pessoal e Secretariado, NIM 08119093, Luís Manuel Domingues Graça, pela elevada competência profissional e extraordinário desempenho, revelados no desempenho das funções de Oficial de Finanças e Oficial de Justiça da Unidade de Engenharia 7, no Teatro de Operações do Líbano, integrada na United Nations Interim Force in Lebanon (UNIFIL).
Oficial extremamente organizado, metódico e dedicado, soube sempre aconselhar o Comandante em todos os assuntos do âmbito financeiro, evidenciando em todas as circunstâncias grande lealdade e abnegação. Mercê da sua determinação, elevado profissionalismo, extraordinário desempenho e capacidade de trabalho, implementou uma metodologia que possibilitava, em qualquer momento, avaliar custos e proceder ao controlo efectivo de todas as actividades relacionadas com a área de aquisição de bens e serviços. Revelando elevada competência técnico-profissional, realça-se o excelente contributo que prestou para a formação do tesoureiro, na área financeira, com uma acção de formação contínua, que planeou e executou, ao longo da missão.
No desempenho das funções de Oficial de Justiça demonstrou um profundo esclarecimento e excepcional zelo, a par da forma competente e organizada como conduziu e orientou todos os assuntos nesta área, tendo-se revelado um conselheiro imprescindível a toda estrutura de comando da Unidade.
Militar disciplinado e disciplinador, sóbrio nas atitudes e correctíssimo no trato para com os subordinados e superiores hierárquicos, com uma sólida formação moral e militar, elevado espírito de bem servir e obediência, demonstrou ser digno da mais alta confiança por parte dos seus superiores hierárquicos, dos quais foi um excepcional colaborador.
Pelas suas excepcionais qualidades e virtudes militares, pelo seu exemplar brio e profissionalismo é de inteira justiça que o Tenente Domingues Graça, pela qualidade e relevância dos serviços por si prestados seja publicamente distinguido e que os mesmos sejam classificados como extraordinários e distintos, dos quais resultaram honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.
15 de Setembro de 2010. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Valença Pinto, general.
204200662