A Dr.ª Maria Isabel Cardoso Farinha, ao fim de 39 anos de desempenho em funções públicas, requereu a sua passagem à aposentação, que se efectiva no dia 1 de Dezembro de 2010.
A partir de 1983, iniciou as suas funções no Instituto de Apoio à Emigração e às Comunidades Portuguesas - IAECP que, posteriormente, passou a designar-se por Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas - DGACCP. Desde essa altura, desenvolveu as mais diversas actividades na área da emigração, sendo de destacar o seu empenho na área do Ensino da Língua e Cultura Portuguesas no Estrangeiro, através da nomeação para participação em inúmeras Comissões Mistas dos Acordos Culturais, outras reuniões bilaterais e Grupos de Trabalho, em representação do IAECP e da DGACCP, demonstrando sempre um elevado sentido de profissionalismo, competência e sensibilidade para os assuntos em discussão.
Procurou sempre nas relações institucionais, designadamente com os diversos organismos do Estado, pautar-se pelo espírito de iniciativa, experiência profissional e conhecimentos aprofundados nas áreas em referência.
Em 1999 iniciou a suas funções como chefe da Divisão de Acção Cultural; em 2000, como directora dos Serviços de Acção Externa que abrangia as áreas da cultura e associativismo e da documentação; a partir de 2007, e após reestruturação da DGACCP, passou a exercer funções como directora dos Serviços de Emigração que integra as áreas da cultura e associativismo, do social e jurídico, da documentação e da formação.
Dando permanentemente nota de excepcionais capacidades de trabalho, competência, perseverança, rigor e lealdade, procurou sempre implementar estes valores nas múltiplas actividades desenvolvidas e funções exercidas.
Em reconhecimento do seu elevado mérito no desempenho de funções públicas, que muito contribuiu para o sucesso da missão da DGACCP e do Ministério dos Negócios Estrangeiros, é-me muito grato, como Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, louvar a Dr.ª Maria Isabel Cardoso Farinha, e dar, assim, público testemunho do seu sentido de dever em prol da coisa pública.
24 de Novembro de 2010. - O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, António Fernandes da Silva Braga.
204002082