Louvo o Tenente-Coronel de Infantaria, NIM 07398786, Nuno Manuel Romana Pires Barão, pela forma extraordinariamente competente e notável como desempenhou todas as tarefas que lhe foram atribuídas no período de mais de dois anos em que serviu neste Estado-Maior-General das Forças Armadas.
Como Comandante de Aquartelamento, responsável directo por uma área de actividade extremamente sensível que é a do apoio de serviços, conseguiu com grande competência profissional, facilidade de relacionamento, elevado espírito de sacrifício e sentido do dever, racionalizar as situações que se lhe foram deparando, através da adopção de medidas que permitiram maximizar o bom rendimento de todos os serviços, mantendo também por outro lado o moral e bem-estar de todo o seu pessoal sob o seu comando.
No quadro das suas responsabilidades, confirmou ser um excelente organizador e planeador, sabendo seleccionar prioridades e objectivos e perseguindo-os com entusiasmo, determinação e perseverança, conforme atestam a forma criteriosa como planeou e acompanhou o orçamento do Aquartelamento durante dois anos, através da elaboração do plano de obras de construção/manutenção de infra-estruturas.
De salientar a sua participação como oficial de transportes na organização da reunião do Comité Militar da NATO, MCConference2009, da 1.ª Reunião de CHOD da Iniciativa 5+5 da União Europeia em 2009 e do High-Level Interministerial Committee (CIMIN) em 2010, realizadas em Portugal, sabendo dar resposta ao elevado nível de exigência inerente às tarefas a realizar, enfrentando os diferentes desafios com ânimo, determinação e eficiência. A sua actuação evidenciou uma extrema dedicação, excelente organização, brio e um superior sentido de missão.
Oficial de sólida cultura militar, com esclarecido espírito de disciplina, lealdade e abnegação com um dinamismo contagiante face a qualquer desafio, cimentou a camaradagem e o espírito de corpo nos que com ele privaram, tendo-se afirmado como um brilhante Oficial da sua Arma, do qual muito haverá que esperar, revelando grande potencial para o desempenho de funções e cargos de maior responsabilidade e risco.
Por tudo quanto foi dito, pelos serviços de carácter militar relevantes e extraordinários que tem desenvolvido, pelas suas qualidades humanas e, dentro destas, pelas indeléveis e excepcionais qualidades e virtudes militares que patenteia deve o Tenente-Coronel Pires Barão ser apontado, publicamente, como um Oficial de elevado mérito e possuidor de um esclarecido e excepcional zelo, pelo que os seus serviços devem ser, com toda a justiça, classificados como importantes, relevantes e distintos.
Estado-Maior-General das Forças Armadas, 15 de Setembro de 2010. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Valença Pinto, General.
203982588