Louvo o Coronel de Infantaria, NIM 11063282, António Martins Pereira pela forma altamente competente e meritória como exerceu as funções de Conselheiro Militar da Delegação da União Europeia junto da Unidade Africana em Adis-Abeba, durante 18 meses, evidenciando as qualidades profissionais e pessoais que já do antecedente lhe eram amplamente reconhecidas.
Oficial com uma preparação técnica profissional de nível superior, evidenciou-se pelo modo como cultiva as virtudes da lealdade, do sentido do dever e do espírito de missão e pelo modo como pautou a sua acção por uma inexcedível correcção, total dedicação ao serviço e permanente disponibilidade, contribuindo para o bom desempenho nas tarefas que lhe foram confiadas.
No exercício das funções de Conselheiro Militar a sua acção foi reconhecida como de superior qualidade tanto entre os seus colegas da Delegação e dos serviços da União Europeia como entre as Embaixadas dos Estados-membros e na Comissão da União Africana, tendo sido unanimemente considerado como um excelente colaborador do Embaixador Chefe da Delegação da União Europeia. Foi evidenciado o seu excelente profissionalismo, o elevado nível de análise demonstrado nos pareceres e relatórios, factores que contribuíram significativamente para o trabalho desenvolvido pela Delegação da União Europeia, tendo o seu desempenho sido considerado como essencial para a ligação entre as diferentes entidades e para as parcerias que foram necessárias concretizar, assumindo relevo especial na parceria para as questões de Paz e Segurança.
Tendo assumido o controlo e coordenação de numerosas missões, executou-as sempre de forma cabal, com desenvoltura, bom senso e ponderação, sobressaindo particularmente no tratamento de aspectos operacionais na área da Paz e Segurança, onde efectivou o acompanhamento e enquadramento da operação de Apoio à Paz na Somália (AMISOM) em cujos trabalhos participou de forma assinalável, nomeadamente no Plano Estratégico e na gestão das unidades empenhadas. É ainda de referenciar a sua participação no desenvolvimento da Segurança Marítima Africana, na Segurança Estratégica e no planeamento e administração das Operações de Apoio à Paz sob a égide da União Africana.
Participou igualmente no African Union Partners Group para assuntos de índole operacional tendo granjeado o reconhecimento e a estima de todos com quantos trabalhou, tendo as informações e pareceres por ele elaborados assumido especial significado no produto final do trabalho da Delegação, permitindo-lhe poder assegurar ao Quartel-General em Bruxelas e às Delegações dos Estados-Membros informação objectiva precisa e atempada.
Pelas qualidades profissionais e pessoais que evidenciou, nas missões de que foi incumbido, é merecedor de ver publicamente reconhecida e exaltada, através deste louvor, a forma significativa como contribuiu para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas, devendo os serviços prestados pelo Coronel de Martins Pereira ser qualificados de distintos e relevantes.
Estado-Maior-General das Forças Armadas, 31 de Agosto de 2010. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Valença Pinto, general.
203984029