Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 641/2010, de 2 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Louva o tenente-coronel de transmissões Paulo Fernando Viegas Nunes

Texto do documento

Louvor 641/2010

Louvo o Tenente-Coronel de Transmissões, NIM 13847087 Paulo Fernando Viegas Nunes, que recentemente cessou as funções na Missão Militar Permanente junto da OTAN/EU, como Oficial Adjunto para a União Europeia, concluindo uma brilhante comissão iniciada em Janeiro de 2008.

Já anteriormente, durante o ano de 2007, ao actuar como reforço da estrutura da Missão Militar durante a presidência portuguesa da União Europeia, o Tenente-Coronel Viegas Nunes demonstrou ser um oficial muito competente, nomeadamente nas funções de secretário do Grupo de Trabalho HTF "Helsinki Task Force" e como Chairman das Workshops de Análise e Avaliação das Capacidades de Comando e Controlo, Comunicações e Sistemas de Informação, Superioridade de Informação e Computer Network Operations. No exercício das suas funções, foi-lhe atribuída a responsabilidade de acompanhar a área do desenvolvimento de Conceitos e Capacidade da União Europeia. Neste contexto, para além do apoio e aconselhamento permanente ao Chefe da Missão Militar, desempenhou as funções de Representante Nacional do HTF e no Grupo de Trabalho do Comité Militar, garantindo de forma altamente competente e eficiente, o acompanhamento próximo dos assuntos da sua área de responsabilidade.

Ao longo da sua comissão de serviço, salienta-se a sua contribuição para a revisão do Conceito de Reacção Rápida da União Europeia, para a análise das implicações militares da Comprehensive Approach, onde o desenvolvimento de sinergias no âmbito das Capacidades Civis-Militares da União Europeia assume especial relevância, e para o estudo e implementação dos conceitos de Information Operations, Computer Network Operations e Network Enabled Capability da EU.

Na área das capacidades militares, salienta-se o acompanhamento permanente da revisão do Plano de Desenvolvimento de Capacidade da União Europeia, junto da Agência Europeia de Armamento (EDA) e o seu contributo para a revisão do Catálogo de Forças e actualização do Catálogo de Progresso das Capacidades Militares da União Europeia realizado em 2009. No âmbito do acompanhamento das Operações de Gestão de Crises da União Europeia, importa dar relevo ao seu importante apoio na preparação e planeamento da participação nacional da EUSSR Guiné-Bissau, no EUROFOR EU Battlegroup (2.º semestre 2011) e na Operação EUTM Somália.

Disciplinado, dotado de elevado sentido das responsabilidades e de cooperação, o Tenente-Coronel Viegas Nunes revelou-se um militar esclarecido, com excepcional zelo e com actuação eficaz, capaz de prever e planear ao nível dos mais elevados escalões de comando.

Estado-Maior-General das Forças Armadas, 30 de Agosto de 2010. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Valença Pinto, general.

203983892

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1205453.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda