A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução 28/82, de 4 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Autoriza o Gabinete da Área de Sines a celebrar adicional ao contrato de empreitada DU/46/74 (construção da conduta adutora Sado-Morgável).

Texto do documento

Resolução 28/82
1 - O abastecimento de água da área de Sines assenta na sua aptação do rio Sado e na sua adução através de um sistema constituído por 3 km de conduta forçada, 23 km de canal, 13 km do túnel, desembocando numa albufeira de regularização dos caudais.

Condições de ordem geológico-geotécnica do maciço rochoso de atravessamento do túnel determinaram, entre outros factores, a não conclusão do túnel no prazo previsto, faltando perfurar cerca de 4 km de túnel.

2 - Face à morosidade e onerosidade dos trabalhos, foi decidido reavaliar o projecto inicial, como o objectivo de determinar se seria aconselhável reformular o troço do túnel ainda por concluir e, simultaneamente, analisar outros aspectos conexos com a obra.

A reavaliação efectuada, com o apoio de entidades e técnicos com experiência na realização de obras similares, permitiu que, dos pareceres emitidos, se concluísse ser a solução em túnel a que permite minimizar os encargos de exploração, em particular os de energia, pelo que a sua construção deve ser concluída no mais curto espaço de tempo, o que envolve a revisão do contrato de empreitada e a revisão dos processos de trabalho até agora utilizados.

3 - Tendo o GAS sido autorizado a renegociar o contrato de empreitada e tendo as negociações chegado agora ao seu termo, pode considerar-se que globalmente os resultados alcançados são pronunciadamente mais consentâneos com os interesses do Estado.

O Conselho de Ministros para os Assuntos Económicos, reunido em 13 de Outubro de 1981, resolveu:

a) Autorizar o Gabinete da Área de Sines a celebrar um adicional ao contrato de empreitada DU/46/74 (construção da conduta adutora Sado-Morgável), no valor estimado de 847148543$00, elevável até ao valor estimado de 881068244$80, na hipótese de existência de características geológicas que determinem a utilização de tecnologia diferente da prevista, com as condições e prazos limites fixados no acordo estabelecido com o empreiteiro;

b) Delegar no Secretário de Estado do Planeamento a competência para aprovar a minuta do adicional referido;

c) Delegar no conselho de gestão do GAS a competência para autorizar todas as despesas derivadas das cláusulas contratuais, designadamente revisões de preços e prémios pecuniários devidos por antecipação dos prazos estabelecidos para a execução dos trabalhos;

d) Autorizar a celebração de outros adicionais ao contrato de empreitada DU/46/74 emergentes das condições contratuais, nomeadamente os originados por diferenças de estimativa no quantitativo dos trabalhos;

e) Determinar que o conselho de gestão apresente semestralmente ao Secretário de Estado do Planeamento um relatório donde conste, nomeadamente, o andamento dos trabalhos e os pagamentos liquidados e adicionais celebrados, no âmbito das autorizações mencionadas nas alíneas c) e d), respectivamente.

Presidência do Conselho de Ministros, 13 de Outubro de 1981. - O Ministro de Estado e das Finanças e do Plano, João Maurício Fernandes Salgueiro.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/120226.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda