Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 554/2010, de 25 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Louva o capitão-tenente Luís Filipe do Amaral Arsénio

Texto do documento

Louvor 554/2010

Louvo o Capitão-tenente, NII 20289, Luís Filipe do Amaral Arsénio, pelas excepcionais qualidades e virtudes militares evidenciadas no cumprimento do cargo de Chefe do Chefe do Departamento de Armas e Electrónica e da função de Adjunto do Imediato para a Gestão do Material do N.R.P. "Álvares Cabral", no decurso da missão desta Unidade Naval enquanto Força Nacional Destacada.

Durante esta comissão de embarque do Engenheiro Amaral Arsénio o navio cumpriu um muito intenso, e exigente, período de actividade operacional, culminando em duas integrações enquanto Força Nacional Destacada no SNMG1, no desempenho das funções de navio-almirante, perfazendo 8 meses de missão com empenhamento nas operações "Active Endeavour" no Mediterrâneo, e "Ocean Shield" no Golfo de Aden e na Bacia da Somália, missão cuja preparação foi antecedida pelo treino efectuado no decurso do Portuguese Operational Sea Trainning e das participações em diversos exercícios nacionais e internacionais.

Militar possuidor de uma sólida formação, muito organizado, metódico e extremamente dedicado ao serviço, o Capitão-Tenente Amaral Arsénio soube, permanentemente, interpretar as orientações e objectivos estabelecidos pelo Comandante. Nesta linha, soube gerir os recursos humanos disponíveis de forma sustentada e equilibrada, motivando e incentivando a agregação de conhecimentos, o que se traduziu na edificação de equipas coesas e qualificadas para o desempenho de funções no Centro de Operações. Desta sua actuação resultaram de forma assinalável, a disponibilidade dos sistemas de armas e sensores e a articulação com os utilizadores, as quais se revelaram fundamentais para o desempenho operacional no decurso da missão. Esta sua postura permitiu-lhe, cumulativamente, assumir funções colaterais no Estado-Maior do SNMG1, acção na qual a qualidade da sua assessoria viria a ser reconhecida. Ainda nas funções de Adjunto do Imediato para a Gestão do Material, manteve uma permanente supervisão e exemplar controlo no desenvolvimento de todos os processos, contribuindo, decisivamente, para a gestão do importante ciclo operacional do navio.

Chamado a intervir na organização do navio para a acção, o Engenheiro Amaral Arsénio, enquanto assessor do Comandante ou como Coordenador da Protecção de Força, contribuiu permanentemente com a sua visão pragmática e objectiva que tão bem o caracterizam, prestando sempre o aconselhamento atempado e ponderado, demonstrativos de um conhecimento profundo e consolidado que em muito extravasa a sua formação de base, de matriz eminentemente técnica.

Para além do elevado mérito do seu desempenho, é ainda o Engenheiro Amaral Arsénio um militar de elevado carácter, frontal, extremamente leal e com apurado sentido de justiça, virtudes sempre presentes em todas as suas acções, creditando-o como um excelente colaborador da acção do comando.

Pela afirmação constante dos seus elevados dotes de carácter e de uma inquestionável lealdade e obediência, o Capitão-Tenente Amaral Arsénio contribuiu significativamente para o cumprimento da missão e para o prestígio desta Força Nacional Destacada e, consequentemente, das Forças Armadas Portuguesas, devendo os seus serviços serem considerados relevantes e de elevado mérito.

16 de Julho de 2010. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Valença Pinto, General.

203828014

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1194830.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda