Louvo o Cabo, NII 145587, Manuel António Santos Nunes, por no âmbito técnico-profissional ter demonstrado elevada competência e extraordinário desempenho, dos cargos de Adjunto do Chefe da Secção de Sinais, de Encarregado da Secção de Cifra, e da função de Chefe de Quarto ao Centro de Comunicações do N.R.P. "Álvares Cabral", no cumprimento da missão desta Unidade Naval enquanto Força Nacional Destacada.
Durante esta comissão de embarque do Cabo Santos Nunes o navio cumpriu um muito intenso e exigente período de actividade operacional, culminando em duas integrações enquanto Força Nacional Destacada no SNMG1, no desempenho das funções de navio-almirante, perfazendo 8 meses de missão com empenhamentos nas operações "Active Endeavour" no Mediterrâneo, e "Ocean Shield" no Golfo de Aden e na Bacia da Somália, missão cuja preparação foi antecedida pelo treino efectuado no decurso do Portuguese Operational Sea Training e das participações em diversos exercícios nacionais e internacionais.
Ao longo de toda a sua comissão, o Cabo Santos Nunes demonstrou, de forma inequívoca e extraordinariamente consistente, um desempenho profissional de referência nas áreas das comunicações rádio, como chefe de quarto, área em que o navio, para além do seu próprio tráfego, processou todo o tráfego referente ao Comando e Estado-Maior do SNMG1. Acresce ainda, no âmbito das comunicações visuais na ponte, que o seu desempenho foi igualmente digno de realce, nomeadamente nas acções de reabastecimento no mar, tornando-se um elemento de confiança e com relevante contributo para o desempenho do navio.
A sua experiência de muitos anos a bordo dos navios, aliada ao seu elevado sentido de responsabilidade e dedicação ao serviço, tornaram-no um marinheiro extremamente completo, possuidor de elevadas qualidades profissionais, militares e humanas. Tais atributos, e a assumpção plena das suas responsabilidades enquanto uma das praças mais antigas de bordo, revelaram-se essenciais ao bom enquadramento e integração dos camaradas mais modernos, pelos exemplos de lealdade, responsabilidade, zelo e ponderação permanentemente cultivados pelo Cabo Santos Nunes.
Pela elevada valia do seu desempenho, pela sua extrema dedicação e relevante conjunto de qualidades pessoais, o Cabo Santos Nunes concorreu, em muito, para que esta Força Nacional Destacada, visse reconhecida a valia da sua actuação contribuindo desta forma, significativamente, para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão das Forças Armadas Portuguesas.
Estado-Maior-General das Forças Armadas, 16 de Julho de 2010. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Valença Pinto, General.
203827789