Louvo o Capitão-Tenente, NII 21590, Pedro Jorge Gomes Brás, pela forma extraordinariamente competente como desempenhou as exigentes funções de Comandante do Destacamento de Helicópteros e, em acumulação, as funções de Helicopter Element Coordinator (HEC) no Estado-Maior Internacional do Comandante daquela força, durante a integração do N.R.P. "Corte-Real", como Força Nacional Destacada (FND), no Standing NATO Maritime Group 1 (SNMG1).
Ao longo da missão, mostrou o Capitão-Tenente Gomes Brás irrepreensível conduta, sendo digna de realce a dedicação extrema, a perseverança e a lealdade com que sempre encarou o serviço, conseguindo, de forma notável, manter o meio aéreo orgânico do navio com excelente taxa de operacionalidade, o que permitiu um emprego operacional muito robusto nas diferentes esferas de actuação.
Militar experiente, com muitas horas de embarque e de voo, contribuiu decisivamente para os bons resultados alcançados pelo navio no exigente Operational Sea Training, no Reino Unido, importante pólo de certificação da Corte-Real para, enquanto FND, vir a integrar o SNMG1. O seu desempenho pessoal bem como o da equipa que sabiamente comandou, foi mesmo objecto dos maiores encómios pelos avaliadores do Flag Officer Sea Training.
Merece, ainda, destaque o seu desempenho na Operação da NATO, "Allied Protector", de combate à pirataria na região do Corno de África, já que a intervenção do helicóptero foi decisiva na primeira acção contra-pirataria levada a cabo pela Corte-Real, pois interrompeu o ataque em curso de duas embarcações com presumíveis piratas a um navio mercante de grandes dimensões, de pavilhão das Bahamas, e evitou, desse modo, que fosse tomado de assalto e sequestrado.
As cerca de 120 horas de voo em condições ambientais particularmente difíceis, atestam bem o empenhamento operacional conseguido pelo helicóptero, fundamental numa área de operações tão vasta. Ainda no âmbito da actividade operacional desenvolvida pelo meio aéreo orgânico da Corte-Real, na Operação "Allied Protector", de referir o impressionante trabalho de recolha de intelligence o que muito contribuiu para o produto operacional do Intel Fusion Centre, do Comando NATO de Northwood.
Pela forma meritória e muito dedicada como desempenhou as suas funções, pelas qualidades pessoais e profissionais assinaladas, é o Capitão-Tenente Gomes Brás merecedor de ver reconhecidos os serviços por si prestados, como relevantes, contribuindo significativamente o cumprimento da missão das Forças Armadas e para o prestigio Nacional.
Estado-Maior-General das Forças Armadas, 23 de Junho de 2010. -O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Valença Pinto, general.
203823551