Louvo a Segundo-Tenente, NII 21100, Isabel Maria Morais Gonçalves Bué pela forma como desempenhou o exigente cargo de Chefe do Serviço de Navegação do N.R.P. "Corte-Real" e, em acumulação, as funções de Staff Meteorological Officer, no Estado-Maior Internacional do Comandante do Standing MATO Maritime Group 1 (SNMG1).
O cuidado extremo que sempre utilizou no planeamento e condução da navegação, a confiança que invariavelmente demonstrou quando assumiu a direcção da manobra do navio sempre que as circunstâncias o impunham, designadamente nos inúmeros reabastecimentos no mar com reabastecedores de diferentes países e no apoio constante ao comando, procurando antecipar potenciais situações que pudessem comprometer o cumprimento de tal planeamento ou constituir-se como perigo para a navegação, foi decisivo para garantir a segurança do navio no mar, e em entradas e saídas de portos de arribada.
Merece igualmente realce, enquanto oficial pertencente ao Estado-Maior do comandante da Força, a qualidade do apoio prestado, designadamente ao nível da apresentação dos briefings de meteorologia e oceanografia, e a colaboração muito próxima e profícua com o oficial responsável pela navegação desse mesmo Estado-Maior internacional.
Rigorosa, disciplinada e disciplinadora, a Segundo-Tenente Gonçalves Bué, soube sempre liderar com inegável sucesso não apenas a equipa de pilotagem como a própria ponte, fundamental Centro de Decisão do navio, acompanhando e prestando apoio permanente aos diferentes oficiais de quarto.
A sua acção ficou, ainda, indelevelmente ligada ao excelente desempenho do navio durante a operação da NATO, "Allied Protector", de combate à pirataria na região do Corno de África, assumindo-se como precioso auxiliar do comandante nas duas acções concretas contra pirataria conduzidas pela "Corte-Real", e, bem assim, no esforço bem sucedido de apoio humanitário, no mar, a uma embarcação de bandeira indiana de transporte de mercadorias, vítima de ataque e sequestro por presumíveis piratas.
Pelos factos expostos, pelas suas excepcionais qualidades pessoais e militares e pelo elevado desempenho e competência profissional demonstrada, é a Segundo-tenente Gonçalves Bué digna deste publico louvor e que os serviços por si prestados sejam reconhecidos como muito relevantes e de elevado mérito, por terem contribuído para o prestigio de Portugal e das Forças Armadas no seio da NATO.
Estado-Maior-General das Forças Armadas, 23 de Junho de 2010. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Valença Pinto, general.
203823608