A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho (extracto) 15423/2010, de 13 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Nomeação do licenciado António José de Pina Falcão para exercer o cargo de director de serviços da Direcção de Documentação e Arquivo da Secretaria-Geral da Presidência da República

Texto do documento

Despacho (extracto) n.º 15423/2010

Nos termos do Regulamento Interno dos Dirigentes Intermédios da Secretaria-Geral da Presidência da República, e por deliberação de 29 de Setembro de 2010, do Conselho Administrativo, determina-se o seguinte:

1 - É nomeado, em comissão de serviço, Director de Serviços da Direcção de Documentação e Arquivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, o licenciado António José de Pina Falcão.

2 - A presente nomeação é fundamentada na reconhecida competência profissional, aptidão, experiência profissional e formação adequadas do visado para o exercício das funções para que agora é nomeado, como se evidencia pela nota curricular, que se publica em anexo ao presente despacho, do qual faz parte integrante.

3 - O presente despacho produz efeitos em 1 de Outubro de 2010.

30 de Setembro de 2010. - O Secretário-Geral, Arnaldo Pereira Coutinho.

ANEXO

Nota biográfica

Dados pessoais

Nome: António José de Pina Falcão

Data de nascimento: 16 de Setembro de 1950

Naturalidade: Castelo Novo, concelho de Fundão

Estado Civil: Casado

Habilitações académicas

Licenciatura em História (1980-1984) - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Curso de Especialização em Ciências Documentais (1984-1986) - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Formação profissional contínua

Frequência de cerca de 70 acções de formação profissional contínua, principalmente no domínio da Informação e Documentação - política, gestão, técnicas, tecnologias, recursos e da formação de profissionais deste sector.

Participação em congressos e conferências, com destaque para os Congressos Nacionais de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, promovidos pela BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalista, e para os congressos da IFLA - International Federation of Library Associations and Institutions.

Carreira profissional

Desde 18 de Dezembro de 2003 até à actualidade - exerceu funções de Chefe de Divisão de Documentação e Biblioteca, em comissão de serviço, na Direcção de Serviços de Documentação e Arquivo da Secretaria Geral da Presidência da República.

Entre Junho de 1992 e Dezembro de 2003 - exerceu funções de Técnico Superior de Biblioteca e Documentação e Assessor de Biblioteca e Documentação na Secretaria Geral da Presidência da República.

Entre Outubro de 1990 e Junho de 1992 - exerceu funções de Técnico Superior no Instituto Politécnico de Lisboa.

Entre Novembro de 1988 e Outubro de 1990 - contratado como Estagiário de Investigação (área de Informação e Documentação) no Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial.

Entre Janeiro de 1988 e Novembro de 1988 - exerceu funções na Biblioteca Nacional, como coordenador da Área de Conversão Retrospectiva, requisitado aos CTT - Correios e Telecomunicações de Portugal.

Entre Julho de 1986 e Dezembro de 1987 - Especialista de Documentação e Informação no Centro de Documentação e Informação nos CTT.

Entre Julho de 1975 e Junho de 1986 - Técnico auxiliar BAD na Câmara Municipal de Lisboa.

Actividade docente

Docente do Curso de Especialização em Ciências Documentais, nas disciplinas de "Catalogação" (1986-89) e "Instituições e Documentos" (1997-2007) e da Licenciatura em Estudos Europeus, na disciplina de "Bibliotecas e Arquivos Europeus" (2002-2005), da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Monitor de "Catalogação", em cursos de técnicos profissionais (1988-1994) promovidos pela BAD.

Actividades de associativismo profissional

Integrou os órgãos sociais da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas durante oito mandatos (1990-2010), quatro dos quais como presidente e 2 como vice-presidente.

Integrou, durante 6 mandatos, entre 1992 e 2010, o Comité Executivo da EBLIDA - European Bureau of Library, Information and Documentation Associations.

Bibliografia

Composta por intervenções e trabalhos no domínio da Informação e Documentação, sendo 32 de natureza individual e 5 em co-autoria.

203774466

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1192111.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda