Louvo o Segundo-Sargento Fuzileiro, NII 9803094, Guilherme de Jesus Almeida, pelo irrepreensível profissionalismo e rigor demonstrados no desempenho das suas funções de Chefe da Equipa de Abordagem, durante a integração do N.R.P. "Corte-Real", enquanto Força Nacional Destacada (FND), no Standing Nato Maritime Group 1 (SNMG1).
Sendo responsável pela equipa de segurança embarcada, a sua acção mereceu os mais rasgados elogios no desempenho de funções de protecção própria do navio quando as circunstâncias impunham um nível de prontidão muito elevado, fosse na aproximação, entradas e saídas de portos de arribada, fosse sempre que se tornava necessário empenhar a equipa de vistoria nas inúmeras abordagens efectuadas. Importa sublinhar, também, a dedicação e perseverança colocada pelo Segundo-Sargento Jesus Almeida nas diversas acções de treino e certificação, tanto da sua equipa como do próprio navio, para que fossem cabalmente atingidos os objectivos superiormente definidos que resultassem no escrupuloso cumprimento da missão.
Durante a muito exigente Operação "Allied Protector", na bacia da Somália e no Golfo de Aden, a sua conduta, lealdade, disciplina e apurado sentido de responsabilidades, foram essenciais para os excelentes resultados obtidos por esta FND, designadamente pela grande eficácia conseguida em acções contra-pirataria em que liderou de forma absolutamente irrepreensível as duas acções de abordagem não cooperativas, que resultaram na detenção de presumíveis piratas e na apreensão de armamento e material usado em actos de pirataria.
Pela sua excelente capacidade de liderança, competência, atitude positiva e aprumo militar, assim como, pela forma meritória e dedicada como desempenhou as suas funções, é o Segundo-Sargento Jesus Almeida merecedor de ver reconhecidos os serviços por si prestados, como relevantes, tendo contribuído significativamente para o prestígio e o cumprimento da missão das Forças Armadas Portuguesas.
Estado-Maior-General das Forças Armadas, 23 de Junho de 2010. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Valença Pinto, general.
203739199